O público lotou a Praça dos Pioneiros neste sábado (28), último dia da edição do 20º aniversário do Valadares Jazz e Blues Festival e assistiu dois shows irretocáveis.
A cantora Taryn Szpilman, à frente do quarteto do baterista Cláudio Infante, levou o público ao delírio em alguns momentos. Eles fecharam a noite tocando depois da revelação Jenni Rocha Trio, que ganhou a plateia com muito talento e simpatia.
No The Voice Brasil 2018, participou como Jennifer Rocha e estreou em Valadares como Jenni Rocha Trio, acompanhada do baixista Rael Lúcio e o baterista Bruno Silva. Ela começou meio tímida mas o público a deixou bem a vontade, conquistado pela simpatia da cantora, que também tocou piano.
Os destaques ficaram para uma versão de “How deep is your love”, dos Bee Gees, e “Uptown funk”, de Bruno Mars. Mas, foi em “(You make me feel like) A natural woman”, de Aretha Franklin, que emocionou o público e se emocionou.
Jenni disse que a música é muito especial, pois foi interpretando-a que ela passou na audição às cegas do The Voice, com todos os técnicos virando as cadeiras logo nos primeiros versos.
O público não deixou Jenni ir embora sem antes mandar um bis e só não teve mais porque o baixista Rael tinha que pegar estrada para chegar a tempo de acompanhar a banda de Mano Brown no domingo (29), no Rio de Janeiro.
Um passeio pela história do blues
Às 21h45 foi a vez do quarteto comandado pelo baterista Cláudio Infante subir ao palco com João Gaspar (guitarras) e Samuca Jazz (baixo e trombone), tendo à frente, a já conhecida do público valadarense, Taryn Szpilman.
O show dispensa comentários. Uma viagem pela história do jazz e do blues, chegando até o rock. E foi assim que se seguiu. A banda homenageou ícones como Muddy Waters, Etta James, Ray Charles, Billie Holiday, Aretha Franklin, entre outros.
Por duas vezes Taryn desceu e cantou no meio do público, um dos pontos altos do show, colocando a plateia não só como ouvinte, mas também como parte do espetáculo.
Outro momento de muita emoção foi a interpretação de “Como nossos pais”, do cantor cearense Belchior. A versão foi gravada no tributo “Belchior Blues”, que reuniu nomes do blues brasileiro e foi lançado em 2012. .
Jefferson Gonçalves e Banda e Blues Etílicos, que estiveram nesta edição do Valadares Jazz e Blues Festival, também participam do projeto que pode ser baixado aqui .
O show fechou com dois clássicos do rock mundial: “Rock’n roll” (Led Zeppelin) e “Come Together” (Beatles). A segunda entrou no bis que ainda teve uma versão à capela de “Livre estou”, trilha sonora da animação “Frozen”, levando a grande quantidade de crianças presentes, e também os adultos (porque não?), ao delírio.
A última noite do festival terminou com dezenas de pessoas, entre crianças e adultos, cercando Taryn em busca de um autógrafo ou de uma foto.
O Valadares Jazz e Blues Festival é a prova de que o valadarense sabe apreciar a boa música e mostra, principalmente, que a Lei de Incentivo à Cultura é uma ferramenta importantíssima para levar a cultura para a população em geral. Que venham os próximos festivais.