O corpo da valadarense Nathália Paixão, 35 anos, assassinada a facadas pelo marido na manhã do último domingo (28), será enterrado na cidade de Concord, no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos. Emerson Jaques Figueiredo, 42, também de Governador Valadares, foi preso pela polícia e pode pegar até prisão perpétua.
A família de Nathália é do bairro São Paulo, em Governador Valadares, e está bastante abalada com a tragédia. Ninguém quis falar, mas uma irmã dela confirmou que o corpo deverá ser enterrado nos Estados Unidos. Um irmão dela, que também mora em New Hampshire, está cuidando dos trâmites para o funeral.
A igreja que Nathália frequentava, a El Skekinah, em Nashua, criou uma campanha no site gofundme.com para arrecadar fundos para o funeral e também para ajudar as duas crianças, um garoto de 10 e uma garota de 13 anos, que, no mesmo dia, perderam a mãe, assassinada, e o pai, preso.
A campanha pretende arrecadar até U$ 50 mil. Em menos de 20 horas, as doações já chegaram a quase U$ 7.500, na manhã desta terça-feira (30). Para acessar o site e contribuir, clique aqui.
Discussão
O crime aconteceu na manhã de domingo (28), na casa onde o casal morava com os filhos. Vizinhos ouviram uma forte discussão do casal, que morava no segundo andar de uma casa de três pavimentos no condomínio Edgewood Heights Condo Associates, na Branch Turnpike, em Concord.
As crianças teriam saído correndo, gritando por socorro. Testemunhas contaram que Emerson matou a mulher a facadas e a chutes e, quando era levado preso pelos policiais, pediu perdão aos filhos.
O casal era considerado bastante religioso pelos vizinhos, que relataram constantes convites de ambos para frequentarem a igreja. No entanto, disseram também que Emerson era muito ciumento.
Audiência
Preso sem direito à fiança, o valadarense Emerson Jaques Figueiredo abriu mão de uma audiência com um juiz no Tribunal Superior do Condado de Merrimack, em Concord. A justiça americana designou os advogados Matthew Zahn e John Bresaw para cuidarem da defesa do brasileiro.
Emerson, que em Valadares morava no bairro Jardim Pérola, permanecerá preso até o julgamento. Ele já foi formalmente acusado e vai responder por homicídio em segundo grau.
As leis nos Estados Unidos podem variar de estado para estado e New Hampshire tem fama de ser um dos mais rigorosos. Somente em maio de 2019 o governo aboliu a pena de morte. Mesmo assim, Emerson pode pegar até prisão perpétua.