Uma administradora, uma psicóloga e uma jornalista. O que elas têm em comum? Estórias baseadas em histórias de vida de cada uma delas e que se transformaram numa obra literária prometendo proporcionar boas risadas ao público leitor.
Elas lançam nesta quinta-feira (15), às 19h30, no Nostro Coworking, em Governador Valadares, a obra intitulada “Solteiras aos Trinta”, que busca mostrar, de forma bem humorada, os vários dilemas vivenciados pelas mulheres ao se apaixonar depois dos trinta anos.
Entre eles, a pressão social por ter um relacionamento; a frustração de terminar um longo namoro e se ver sozinha numa idade na qual pretendia já estar a caminho do altar; a dificuldade de criar laços mais profundos numa sociedade imediatista; e as confusões provocadas pela tecnologia nos romances modernos. E tem mais coisas que somente quem adquirir a obra poderá saber.
Esta é a primeira obra em conjunto das autoras. Cada uma delas já lançou um livro individual. Ana Paula Cândido de Oliveira é a mais badalada delas.
Administradora, tecnóloga em marketing e blogueira, ela escreveu o livro “Confissões de Uma Numeração Especial”, onde conta os dilemas que viveu por anos por calçar 42, o que lhe rendeu uma participação no Programa Encontro, com Fátima Bernardes, da Rede Globo. É idealizadora do blog “Mudei de Ideia”, que está há seis anos no ar.
As escritoras se conheceram no meio literário e a ideia de lançar o “Solteiras aos Trinta” surgiu durante a Festa Literária de Valadares de 2018 (FliGV), organizada pelo jornalista Tim Filho. “Estávamos conversando sobre o assunto e dando bastante risadas até que Lígia Dantas, a única casada entre nós, escritoras, sugeriu que lançássemos um livro a respeito. Vale destacar que Lígia é casada, mas se casou aos 34 anos”, destaca Ana Paula.
Valores
O livro tem 188 páginas e estará sendo comercializado por R$ 29,90. Quem quiser conhecer as obras individuais de cada autora terá desconto especial: o livro-reportagem “Lantejoulas ao Vento”, da jornalista Zana Ferreira, e a obra infanto-juvenil “Vale do Aventureiro”, da psicóloga Lígia Dantas, sairão por R$ 15 cada.
Sobre os desafios da comercialização de livros frente à internet, Ana Paula opina que “o Brasil está começando a ter mais escritores do que leitores”, mas para o lançamento da versão física do livro, aposta no público que é apaixonado por este tipo de leitura. “É preciso se adaptar. A versão digital também estará sendo lançada”, acrescentou.
Sobre sua personagem, garante que é a que mais sofre em todo o enredo. “Mas no final tem uma surpresinha”, adiantou. O livro, segundo a escritora, mostra a raridade de ser solteira aos 30 e como lidar, por exemplo, com aplicativos de bate papo e encontros como o Tinder, entre outros, e com situações tipo as que os “gatinhos pedem nude”.
E afirma que foram tiradas lições da obra. “A gente fez na verdade uma terapia em grupo. Cada conversa nossa gerava uma cura em que pudemos chegar a conclusões, por exemplo, de que poxa, na época eu sofri bastante com isso e nem era tanto assim”, detalhou a escritora.
Deixa acontecer
Ser solteira aos 30, na visão de Ana Paula, “é essa coisa da expectativa, cobrança”. E a frase que deixa de impacto da experiência obtida nessa obra é: “cultive cactos, não expectativas”.
Nessa linha de expectativa, Ana Paula acrescenta que é viver um dia de cada vez. “Deixe acontecer, principalmente se conheceu alguém hoje. Desacelere, procure fazer outras coisas As pessoas estão casando, fazendo planos, comprando vestido de noiva e o cara nem retornou a ligação”, observou.
Para aguçar a curiosidade, a escritora adiantou que a obra é um livro de contos e cada personagem vai evoluindo na história. “A grande sacada é que em algum momento as histórias vão se conectar e isso ocorre no final. Pronto, falei demais”, termina aos risos. O lançamento é aberto ao público.
Serviço
Lançamento do livro “Solteiras aos Trinta”
Data: 15/8/2019
Horário: 19h30 às 21h30
Local: Nostro Coworking – Rua Belo Horizonte, 672 – Centro – Valadares