A menos de um ano do início da campanha eleitoral de 2020, que vai eleger, ou reeleger, vereadores e o prefeito de Governador Valadares para os próximos quatro anos, o atual gestor ainda enfrenta dificuldades para tirar do papel as promessas que fez para melhorar a mobilidade urbana.
O transporte coletivo de passageiros foi o carro-chefe da campanha de André Merlo, que andou de ônibus junto com o vice Luciano Oliveira (MDB) para mostrar as deficiências do sistema.
Quase três anos depois, algumas das principais críticas feitas à concessionária ainda aguardam medidas. “Conforto, preço justo, linhas que atendam os usuários sem superlotação, acessibilidade para pessoas com deficiência, tudo isso é obrigação de quem presta serviço para a cidade”, disse André.
No programa eleitoral do atual prefeito, o compromisso de trazer outra empresa de ônibus para a cidade foi reafirmado: “quando André falou pela primeira vez em trazer outra empresa de ônibus para a cidade, disseram que era impossível, tentaram até proibir que ele dissesse isso. Mas o André foi em frente e assumiu esse compromisso com a população, um compromisso que ele agora reafirma, porque sabe que mudar a realidade do transporte coletivo em Valadares tem jeito”.
Programas
Além de se comprometer em trazer outra empresa de ônibus para a cidade, o prefeito prometeu uma série de programas e ações relativas à mobilidade urbana:
1. Implantar faixa exclusiva de ônibus no centro da cidade (corredor de ônibus)
2. Consolidar o processo de integração do transporte urbano, com terminais em pontos estratégicos da cidade
3. Reestruturar o estacionamento rotativo em parceria com instituições da cidade
4. Revitalizar e ampliar as ciclovias incentivando o uso do chamado transporte limpo
5. Promover campanha de educação para o trânsito nas escolas
6. Melhorar a infraestrutura das vias urbanas, com pavimentação, sinalização, adaptação de acessos e calçadas para uso de cadeirantes e outras ações
7. Calçadas
As calçadas de Governador Valadares também foram temas das promessas do então candidato a prefeito André Merlo. Historicamente depredadas em vários locais no centro da cidade, além dos bairros, onde a situação de precariedade é maior, com desníveis acentuados, obstáculos e construções irregulares, as calçadas continuam sendo um desafio para quem transita por elas.
Quem mais sofre são as pessoas com dificuldade de locomoção. “Nossa cidade precisa e pode dar melhores condições de tráfego, não apenas para os veículos, mas também para as pessoas. Uma cidade sem acessibilidade, com o trânsito desorganizado, fica literalmente parada no tempo, e Valadares precisa seguir em frente rumo à mudança”, destacou o prefeito na campanha de 2016.