MP ITINERANTE FAZ ATENDIMENTO EM CIDADES DO VALE DO RIO DOCE

0
294
Um dos serviços prestados foi a emissão da carteira de identidade. Foto: Divulgação

O Ministério Público Itinerante (MPI) esteve em Fernandes Tourinho, Engenheiro Caldas e Sobrália,  no Vale do Rio Doce, entre os dias 24 e 26 de setembro.

A população dos três municípios, que estão entre os mais carentes do estado, foi atendida por integrantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e parceiros que colocaram à disposição diversos serviços e informações.

Em cada município, foi montada uma estrutura com unidades móveis e estandes, onde foram prestados 190 atendimentos e orientações jurídicas em diversas áreas de atuação do MPMG, como direito do consumidor, saúde, meio ambiente, idoso e pessoa com deficiência, crianças e adolescentes, violência doméstica.

O procurador de Justiça Bertoldo Mateus de Oliveira Filho, coordenador da Coordenadoria Estadual de Defesa do Direito de Família, das Pessoas com Deficiência e dos Idosos, acompanhou o MPI na região.

A ação mobilizou ainda diversos parceiros. Foram emitidas 300 carteiras de identidade com o auxílio da Polícia Civil, que disponibilizou a esquipe do instituto de identificação de Belo Horizonte, além de 250 certidões de nascimento, casamento e óbito.

Também foram feitos 170 atendimentos sobre demandas de previdência com a equipe do INSS. As secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Cultura dos municípios atendidos participaram do MPI, promovendo manifestações culturais como dança, karatê e apresentações de artistas locais.

Aproximadamente 900 alunos das redes estadual e municipal de ensino dos três municípios participaram das apresentações “cineminha na escola” e “dia de pensar na sociedade de consumo”. Foi realizada ainda uma roda de conversa sobre empoderamento da mulher, além de uma palestra sobre combate às drogas produzida pela Polícia Militar.

“A presença do promotor de justiça ali é muito importante, pois há uma interlocução direta com as pessoas e isso fortalece essas comunidades. Dessa forma, é possível difundir a cidadania, despertando nas pessoas o sentido e a importância de conhecer os direitos e a forma de exercitá-los”, destaca o procurador Bertoldo Mateus.

MPI outubro
No próximo mês, o MPI fará atendimentos nos municípios de Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas e Ubaporanga. Os locais onde serão realizados os atendimentos serão divulgados em breve.

Estão previstos ainda atendimentos em outros três municípios em novembro. Ao todo, em 2019, serão realizados atendimentos em 24 municípios de diversas regiões do estado.

Com informações da Superintendência de Comunicação Integrada|MPMG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × dois =