Pelo 3º ano consecutivo, alunos do Sesi conquistam o 1º lugar na categoria Design do Robô no Torneio de Robótica de Minas Gerais. A Turma do Bob representou Valadares na etapa regional que aconteceu nos dias 11 e 12 de maio.
Centenas de alunos de todo o estado participaram do Torneio Sesi de Robótica FLL – Regional Minas Gerais. O evento foi realizado totalmente on-line.
Este ano, a transmissão contou com uma novidade: Minas Gerais transmitiu o primeiro podcast da Robótica. A WEB Rádio Robótica encantou o público com muito entretenimento e diversão.
Essa foi uma maneira descontraída que o Sesi encontrou para levar emoção e alegria aos participantes de uma forma mais próxima e humanizada, apesar da distância.
A etapa mineira de 2021 teve representantes valadarenses. A atual campeã nacional de robótica, Turma do Bob, liderada pelo Técnico Thulyo Menezes, com alunos da Escola Sesi de Valadares conquistaram, pelo terceiro ano consecutivo, o 1º lugar na categoria Design do Robô.
Nessa categoria, os juízes avaliam os robôs projetados e construídos pelos próprios alunos que utilizam sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores.
Para a gerente do Sesi/Senai, Jacqueline Iamin, a robótica tem sido um diferencial na Escola Sesi e a conquista da premiação, pelo terceiro ano consecutivo, reforça a preocupação da entidade com a educação de qualidade.
“Mesmo com a pandemia e as aulas remotas, encaramos o desafio de participar do torneio de robótica e, mais uma vez, nossa escola sai campeã. Esse é o resultado quando nos propomos a ensinar com uma metodologia diferenciada, como a robótica educacional, que trabalha nos alunos a criatividade e o raciocínio lógico, desafiando-os a todo instante a levantar hipóteses, explorar ideias e criar possibilidades de soluções para as missões e desafios apresentados. Nossos campeões são a prova desse aprendizado”, comenta a gerente.
Ensino de robótica
O ensino da robótica é trabalhado desde os anos iniciais na Rede Sesi. Os pequeninos exploram em grupos as construções, que envolvem engrenagens, eixos, ângulos, dentre outros conceitos que já aprendem desde cedo de forma lúdica. A partir dos 8 anos, iniciam as noções de programação, sensores e motores.
O estudo da robótica traz diversos benefícios no desenvolvimento educacional, aumentando o interesse e a criatividade dos alunos e é um dos diferenciais da rede em Minas.
**Com informações da Fiemg Regional Rio Doce.