Internautas criticam medida que diminui área verde da Praça Getúlio Vargas, no lourdes
O prefeito André Merlo (sem partido) aprovou, na Câmara Municipal, no último dia 12 de setembro, o projeto de lei 121/2022 que cede o uso, para a Fundação Renova, de parte da área da Praça Getúlio Vargas, localizada no bairro de Lourdes, em Governador Valadares.
A finalidade é a construção de uma sede própria para o Museu da Cidade, a ser custeada pela fundação. O projeto foi aprovado sem ouvir moradores do Lourdes e de bairros próximos que frequentam a praça – como já é costume do atual governo.
O Museu foi fundado em 1983, no mesmo dia em que se comemora o aniversário de Valadares – 30 de janeiro -, pelo então prefeito José Fernandes. Nos últimos 39 anos, vem guardando a história da cidade por meio de documentos, quadros, cerâmicas, fotografias, moedas, selos, artesanato indígena, aparelhos e maquinários antigos, livros, pinturas de artistas locais e outros.
Apesar de completar, em janeiro de 2023, 40 anos, o Museu da Cidade ainda não tem sede própria, já tendo funcionado em pelo menos cinco endereços diferentes desde sua fundação. Desde 2003, ele encontra-se na rua Prudente de Morais, 711, Centro, em imóvel alugado.
Ainda assim, a iniciativa do prefeito, de ceder 761,67 m2 da Praça Getúlio Vargas, que soma um total de 7.144 m2, para a Fundação Renova construir, num prazo de três anos, uma nova e definitiva instalação para o Museu, não é vista com bons olhos.
Um vídeo postado no Instagram pelo vereador Paulinho Costa (PDT), em que ele considera como “conquista” a aprovação do projeto de lei que permitirá a construção do Museu da Cidade em área verde da praça Getúlio Vargas recebeu dezenas de críticas.
Veja abaixo alguns comentários de internautas:
– “Essa praça é excelente para idosos, crianças, famílias! Um lugar amplo e seguro para podermos tomar um ar livre, meu bairro vizinho por exemplo não tem e essa praça é nosso refúgio! Uma verdadeira lástima esse projeto, prova que os políticos não está próximo do povo, para lançar algo tão incoerente com nossas necessidades!”
– “Conquista pra quem? Que vergonha acabar com uma rara praça que é usada por tantos, área verde e querer construir? Ah, toma vergonha na cara.”
– “Quando ele falou da Renova logo atinei que eles só constróem para isenção fiscal ou para reparar danos, mas fazem construções de ótima qualidade, coisa que a prefeitura de GV não estaria nem um pouco interessada em fazer. Isso é mais um jogo de interesse mútuo, descabido dadas as condições de fazer o museu onde hoje se encontra uma área de lazer que beneficia à população.”
– “Os moradores do bairro de Lourdes não querem museu em lugar de uma praça. Praça onde nossos idosos e crianças tem esse espaço para brincar, caminhar e muito mais. É importante ter um museu na cidade sim. Mas procura um imóvel e não destruir uma praça.”
– “Sério que você ainda tem coragem de anunciar isso como conquista? Acabando com o local de lazer tão utilizado para a população. Absurdo!”
– “Deveriam consultar os moradores do bairro que fazem uso da praça.”
– “Valadares já é péssimo no quesito lazer, aí vai acabar com um ponto muito importante, que está sempre cheio de crianças brincando, adultos fazendo atividade física. Faz na praça do Horto, que vive abandonada para dar uma destinação melhor ao local.”
– “Fazem em outro lugar, tipo açucareira, lá q tinha ser o MUSEU!”
– “Museu tem que ficar é no centro da cidade onde tem várias casas abandonadas que daria uma bela de uma construção. Deveriam ter vergonha em anunciar que vão acabar com uma praça!”
– “Não façam isso! Crianças e adolescentes utilizam essa praça para esporte e lazer! Precisamos de política pública que incentive o esporte para que os adolescentes não utilizem o espaço de maneira indevida! Mas construir concreto aí, não será de grande valia.”
– “Que desserviço! Tirar uma área de laser, área verde do nosso bairro q já e precário na nossa cidade, pra construir o museu!!! A praça precisa e de revitalização, mais cuidado! E não diminuí-la.”
– “Preservar a cultura é importante, mas manter a qualidade de vida da população também é. Essa obra vai tirar um dos principais locais de lazer das pessoas do bairro de Lourdes e região. Isso é atitude de quem NÃO escuta a população e não entende suas necessidades.”
– “A ideia de o museu da cidade ter sede própria é importante, no entanto, não achei boa a localização! Não seria o caso de consultar a população do bairro de Lourdes? Ninguém que vai em bairros para visitar um museu. Além disso, essa praça é importante para os moradores do bairro! Eles praticam esporte, fazem caminhada e se reúnem lá para fazer um lanche, conversar à noite! Desta forma, a prefeitura veste um santo e deixa o outro pelado!”
– “Deveriam reconsiderar isso. A praça tem utilidade e serventia para a população. É espaço verde. Construam em um local que não tenha utilização.”
– “Acredito que não será uma boa ideia, já que a praça Getulio Vargas é amplamente utilizada pelos moradores da região e entornos. O local é utilizado para prática de esportes, exercício físico, dentre outras atividades, além de ser um local arborizado. Deveriam consultar a população local para verificar a conveniência dessa obra, pois certamente a população do bairro não concorda com tais obras.”
– “Mais uma vez a Renova “compensando” pelo dano causado. “Parabéns” aos envolvidos nesse BELÍSSIMO projeto, retirando espaço de lazer dos moradores.”
– “Porraaaaa e nao precisa de praça????? Porque não constrói o museu na prefeitura????”
– “Absurdo!!! Tava, querendo acabar com espaços verdes que trazem qualidade de vida paraa população!!! Tanto espaço sem uso e querem usar um espaço que os moradores usam????”
– “Absurdo!!! Tanto lugar abandonado vão querer fazer museu logo no espaço verde usado para lazer, esporte e que tem história!!! Péssima ideia vamos lutar contra sim! Vão pegar espaços sem uso!”
– “O mundo falando de preservar espaços verdes e aqui em GV o retrocesso! Usem espaços abandonados!!!”
– “Leva esse museu lá pro Horto!”
– “Não tem coisa mais útil pra vocês fazerem. Não. Vai tampar os buracos da cidade. Melhorar as creches e muito mais.”
– “Vai acabar a pracinha, a única do Bairro, não estou acreditando nisto? absurdo!”
– “Pelo Amor de Deus @paulinhocostaoficial, tem outro lugar pra fazer isso não? Valadares precisa de museu? Blz! Mas não precisa ser no lugar da praça!”
– “Tantos espaços públicos pouco utilizados, como o horto, e essa praça que é uma das mais utilizada na cidade para prática de esportes, lazer, comércio acabará? É uma das praças mais frequentadas, não só pelos morados do bairro de Lourdes (como eu), como também pelos morados dos bairros próximos. Durante a manhã a praça fica cheia de pessoas que utilizam os aparelhos de ginástica e outras que fazem caminhada, a noite e aos finais de semana as crianças e adolescentes enchem as quadras para a prática de esportes, todas as noites as famílias se reúnem nos comércios para fazer refeições, enfim… o museu pode ser construído em outro espaço.”
– “Esta praça é a única área de lazer dos moradores e vários já se manifestaram contra a construção deste museu. A prefeitura tem vários locais que podem servir como área de museu como por exemplo a sede da Biblioteca pública. A área verde do bairro de Lourdes precisa ser preservada.”
– “Absurdo! Capaz dessa praça contar mais sobre a história de Valadares do que o museu da cidade. A população será consultada? Absurdo!!!”
– “O dinheiro seria mais bem aproveitado pra recuperação do Rio doce por exemplo. PRINCIPALMENTE o dinheiro advindo da Renova. O que não faz o menor sentido é construir um museu numa praça muito utilizada pela população com dinheiro da Renova com tanto projeto mais importante pra ser feito pela cidade.”
– “Sou contra! Primeiro que a população deveria ter sido consultada. Retirando espaço verde e de lazer da população, sendo que existem inúmeros lotes abandonados na cidade.”
– “Esse projeto não faz nenhum sentido. Uma praça tão utilizada pela população para realizar tantas atividades (comércio, exercício, lazer) perder 700 metros para um museu que poderia ser instalado em outro lugar.”
– “Tremendamente triste. A cidade possuía um museu mas foi repassado o espaço onde hoje se encontra o centro de ciências.”
– “Uma vergonha isso! Essa pracinha é um local de lazer para muitas famílias! Vocês tinham é que fazer melhorias nela e não destruí-la.”
– “Não tem lógica isso ter sido aprovado, sem acreditar que ainda posta como se fosse um benefício a população que vai perder uma área de lazer que funciona!”
– Nós, moradores do bairro de Lourdes, não fomos consultados acerca desse infeliz projeto. Não queremos perder nosso espaço de convivência comunitária. Pessoas de todas as idades usam os aparelhos de ginástica, jovens praticam futebol, todas as noites a comunidade pode usufruir de barracas com venda de alimentos e em algumas datas há shows musicais, além do mais a convivência nessa praça faz parte de muitas gerações. Lembro-me da TV que havia lá e que na década de 70 era motivo para muitos passarem noites assistindo a programação. A FUNDAÇÃO RENOVA pode e deve contribuir com a ideia da sede própria para o Museu local, contudo não deve retirar dos moradores do bairro de Lourdes nosso único espaço de convivência comunitária. Espero que o Ministério Público possa intervir em defesa da coletividade.”
– “Os moradores do bairro de Lourdes amam essa praça. Certamente não será um bom local para a construção do museu da cidade, considerando que é uma praça de muita utilidade pública, com área de esporte, lazer e área de alimentação. No Morada do Vale tem área verde, que foi doada a várias associações, que não a utilizaram. Daí a área retorna a prefeitura. Por que não constroem o museu da cidade nessa área verde? É uma área na divisa do Morada do Vale com o bairro Lagoa Santa e fica de frente à lagoa e tem a Associação de Bairro Morada do Vale como vizinho.”
– “Se é um recurso da Renova. A comunidade não pode perder espaço de convivência para compensação de um crime ambiental da Renova, estaremos perdendo do mesmo jeito, além de perdemos pelo acidente do nosso rio Doce, estamos perdendo uma área da praça localizada em um bairro urbano em que todos os bairros vizinhos usufruem e ainda está ligado ao centro.”
– “Isso não é projeto que está no TTAC da fundação renova? O município fez o q mesmo? Ahhh, sim. Tá tirando uma área de lazer da população ao invés de usar uma outra área ou imóvel para a execução do projeto. Parabéns pela falta de noção.”
– “Que absurdo!!! Isso é sério??? Interesse de quem?? Faça uma consulta aos moradores do bairro e região pra ver se alguém concorda com isso!! Não façam isso!!!”
– “Caro vereador, que projeto ridículo ! Você vai acabar com a praça Getúlio Vargas! É uma praça que já funciona muito bem! Ela já tem uma rotina que funciona e faz bem aos cidadãos Valadarenses. Super útil aos moradores! Leva esse projeto para uma praça ou espaço esquecido pela cidade – tem por exemplo, o espaço horto, próximo ao viaduto da rua Bahia, que está virando uma Cracolândia porque a prefeitura não dar assistência. Ajudem a população com projetos que possam explorar outras áreas esquecidas da cidade!”
– “Caríssimo vereador, a praça Getúlio Vargas é muito bem utilizada pelos moradores locais e bairros arredores. Ela tem uma área pequena, e aí vocês entram com um projeto para diminuir ainda mais seu espaço ?! A praça já tem uma rotina super útil aos cidadãos da cidade – calçadão para caminhadas, canteiros com lindas árvores, quadras poliesportivas, à noite funciona a feira com barracas das delícias… por que vocês não escolheram uma área menos utilizada da cidade?! Exemplo, temos o espaço horto, próximo ao viaduto da rua Bahia, situado em uma área central, mas esquecido porque a prefeitura não ocupa área como deveria.”
– “Poderiam fazer na praça da estação, recuperando aquele espaço já que lá virou uma crackolandia…”