Um áudio que circula nas redes sociais desde a manhã desta segunda-feira (4), alertando sobre uma possível enchente, assustou a população em Governador Valadares.
O áudio é acompanhado de imagens que mostram cidades da Zona da Mata que amanheceram debaixo d’água nesta segunda-feira, como Rio Casca e Lajinha. O autor anônimo avisa que “a enchente chega em Ipatinga amanhã à tarde e depois de amanhã em Valadares”.
Desde então, os telefones da defesa civil não pararam de tocar, segundo informou o gerente da Defesa Civil, major Adelson Ferreira. “Não há nenhuma previsão de enchente para Valadares, pelo menos nas próximas 24 horas”, disse ele.
Nos últimos meses, o volume de água no rio Doce estava muito abaixo do normal, comprometendo, inclusive, o abastecimento da cidade. Com as chuvas do fim de semana, o nível do rio voltou ao normal, que é entre 0,80 cm e 1 metro.
Conforme a última medição do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), divulgada às 17h14, no site saaegv.com.br, o nível do rio Doce está um pouco acima do normal, com 1,40 metro.
Para começar a incomodar, é preciso que ele atinja ao menos 2,87 metros. Em alguns bairros, como o São Tarcísio e Santa Rita, o rio começa a sair da calha por volta dos 2 metros.