CÂMARA DE VALADARES CORRIGE DESPESAS COM VIAGENS: QUINTETO GASTADOR CONTINUA O MESMO

0
458
vereadores mais gastadores
Quinteto que mais gastou diárias com viagens em 2017 para tratar de assuntos da municipalidade (Foto: Divulgação/CMGV)

A Câmara Municipal de Governador Valadares alterou, na semana passada, no Portal da Transparência, o relatório referente às diárias de viagens realizadas pelos vereadores, entre os meses de março a novembro de 2017.

O pedido foi feito pelo portal de notícias O Olhar Sobre a Cidade, que identificou erros nas informações enviadas pelo Legislativo Municipal. De acordo com o novo relatório, a despesa total com diárias de viagens foi de R$ 82.738,05, em 10 meses.

O relatório atual (corrigido) pode ser conferido no Portal da Transparência do Legislativo, clicando aqui. Em seguida, basta selecionar o órgão, mês, exercício e a opção ‘diárias’.

A retificação feita pela Câmara mexeu nos valores gastos por alguns vereadores, para mais ou para menos. O posicionamento dos parlamentares que mais utilizaram diárias, conforme matéria publicada pelo O Olhar, não sofreu alteração nas primeiras nove colocações.

Dessa forma, o quinteto que mais gastou com viagens continua sendo formado pelos vereadores Regino Cruz (1º), Rildo do Hospital (2º), Paulinho Costa (3º) e Alessandro Ferraz, o Alê (3º) e Dandan Cesário (4º).

Para fazer as correções, o relatório no Portal da Transparência ficou dois dias ‘fora do ar’. As diferenças entre o primeiro e esse último relatório, se devem principalmente em função da publicação de valores não utilizados ou anulados.

Outra modificação, após a correção dos dados pela Câmara, foi uma viagem empreendida pelo vereador Júlio Avelar para Belo Horizonte e Ouro Preto. O primeiro relatório acusa que ela foi realizada no mês de agosto, nos dias 26, 27, 28 e 29 (sábado, domingo, segunda e terça).

De acordo com as novas informações, a viagem foi feita nos dias 26 a 29, porém, no mês de setembro, eliminando a possibilidade de o vereador ter recebido recursos públicos para resolver assuntos da municipalidade em dias não úteis.

Em todos os levantamentos, os vereadores Waldecy Barcellos e Marcílio Alves não utilizaram diárias. Já os vereadores que menos gastaram com viagens foram Robinho Mifarreg, Neném do Desidério e Rosemary Mafra.

As despesas referem-se aos meses de março a novembro de 2017, já que a Câmara Municipal ainda não divulgou os dados do mês de dezembro.

Confira abaixo os valores gastos com diárias de viagens, os relatórios antes e após as correções e o levantamento enviado pelo Legislativo:

quadro diárias de viagens

Nota oficial

No último dia 11, o presidente da Câmara Municipal, Paulinho Costa (PDT), divulgou, em alguns grupos na rede social, nota oficial esclarecendo sobre os gastos com diárias de viagens.

Ele explicou que a solicitação de diárias “é apresentada pelo vereador no Plenário da Casa Legislativa, sendo esta aprovada ou não pelos parlamentares. Após a viagem, são gerados relatórios informando o destino e os motivos das mesmas”.

Disse ainda, na nota, que os documentos apresentados após as viagens passam por “rigorosa fiscalização do Controle Interno Legislativo e, por fim, também são auditados pelo Tribunal de Contas do Estado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

12 + 19 =