O candidato a vice-prefeito de Governador Valadares, Nílton David Barroso (DEM), da coligação ‘Juntos Para Fazer Mais Por Valadares’, está sendo acusado de “orquestrar a criação de fake news” contra o candidato a prefeito Luciano de Oliveira (PSC), o Dr. Luciano, da coligação ‘O Futuro Já Começou’.
A acusação consta da representação ajuizada neste sábado (21), na 318ª Zona Eleitoral, que diz respeito à veiculação, nas redes sociais, de imagem supostamente montada.
O texto que acompanha a postagem, em um grupo no Facebook, estaria tentando associar o candidato Dr. Luciano à ex-prefeita Elisa Costa (PT) – cujo segundo mandato foi alvo de investigação da operação Mar de Lama.
A coordenação jurídica da coligação ‘O Futuro Já Começou’ solicitou a remoção do conteúdo em perfis e páginas do Facebook e ainda ontem (21) o juiz eleitoral determinou que a empresa proceda a retirada da postagem da internet.
Entenda o caso
Uma foto postada na manhã de sábado, em um grupo no Facebook, pelo “perfil aparentemente fake intitulado ‘Jayson Santos'”, fez parecer, segundo a representação, que a ex-prefeita teria saído do Edifício Montenegro, na rua Marechal Floriano, no Centro da cidade, às 22h15 de sexta-feira (20), na companhia do Dr. Luciano e do candidato a vice, o advogado Fábio Vieira da Silveira.
No entanto, imagens da câmera de segurança do prédio comprovam que Elisa deixou o edifício, na sexta-feira, às 21h26, acompanhada de seus dois advogados, com quem esteve reunida. O escritório dos advogados ocupa as salas 201/202, no mesmo prédio onde também funciona o marketing da campanha do candidato Luciano de Oliveira – salas 901/902/905.
“Saímos da propaganda irregular para propaganda criminosa, com manipulação de imagens, falsidade de imagens editadas, conforme se comprova com o vídeo anexo, propaganda essa que vem sendo divulgada pela própria campanha dos representados [André Merlo e David Barroso]”, destaca a coligação ‘O Futuro Já Começou’.
“Estamos diante não só de fake news, trata-se de ilícitos penais, o que demanda uma séria e rápida investigação, já que temos informações seguras que o candidato a vice-prefeito Nilton David é o responsável em orquestrar criação de fake news contra seus adversários”, diz outro trecho da representação.
Marlon Silva Pena, apresentador do programa eleitoral gratuito da campanha de André Merlo, compartilhou a fake news e insinuou que, caso o Dr. Luciano seja eleito, a ex-prefeita teria uma eventual participação no governo. “A campanha [de André Merlo] não só tem o prévio conhecimento, como também está repostando conteúdo falso (fakenews)”, ressalta a ação.
Veja imagens da ex-prefeita deixando o Edifício Montenegro
O jurídico da campanha também solicitou da Justiça Eleitoral que o processo seja remetido à Polícia Federal e ao Ministério Público Estadual (MPE) para que seja investigada uma eventual participação do candidato à reeleição André Merlo e seu vice David Barroso na produção e compartilhamento de informação falsa.
Sem resposta
O candidato a vice Nílton David Barroso foi procurado pela reportagem do O Olhar para se posicionar sobre as acusações. Se houver retorno, atualizaremos esse conteúdo.