COLÉGIO SESC SE ADAPTA PARA ATUAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

0
630
sesc se prepara para voltar às aulas
Videoaulas foram adotadas pelos colégios Sesc. Imagem: Divulgação

 

As aulas presenciais foram interrompidas em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas o cuidado que o Sesc em Minas dedica aos alunos dos Colégios Sesc segue presente.

Com a determinação de suspensão das aulas, a instituição tem reunido diversas maneiras de dar continuidade às atividades pedagógicas em suas quatro unidades de ensino, com aulas e atividades on-line, conteúdo impresso e, em breve, empréstimo de computadores para famílias que não possuem o recurso.

Desde o começo da pandemia, por meio de recursos como roteiros de estudo, apostilas, livros, gravação de áudios e videoaulas, os colégios têm munido os alunos de diversos materiais e ferramentas a fim de dar sequência ao aprendizado.

Para os alunos da Educação Infantil, os encontros virtuais realizados por pedagogas e diretoras junto aos familiares e crianças buscam manter o vínculo afetivo entre os pequenos e a escola, além de estimular algumas vivências para desenvolvimento em casa.

Em julho, foram iniciadas as aulas e encontros on-line, com o objetivo de manter a proximidade dos estudantes e auxiliá-los nas atividades remotas.

Para aqueles que não podem acompanhar ou não possuem recursos tecnológicos/internet são disponibilizados materiais impressos para serem retirados no Colégio mediante agendamento.

Além disso, uma equipe do Sesc dá apoio logístico a algumas famílias na entrega das atividades aos estudantes cujos responsáveis não têm condições de buscar.

Outra iniciativa também chegará aos estudantes do Ensino Fundamental. Pensando em famílias mais carentes que não possuem computador em casa, o Sesc fará o levantamento das necessidades e concederá empréstimo do equipamento aos estudantes, a fim de que todos os alunos possam participar efetivamente das atividades remotas. A previsão é que 101 sejam assistidos com a iniciativa em Governador Valadares.

A coordenadora de educação e atendimento psicossocial do Sesc, Caroline Zagnoli, avalia como positiva a atuação abrangente e acolhedora da instituição.

“Estamos em um momento delicado para todos, por isso, buscamos estratégias diferentes para lidar com nossos diferentes perfis de alunos. Isso faz parte do nosso papel como instituição de ensino com o olhar sempre voltado para o social, em estar presente e buscar soluções para o estudante e também para a família”, relata.

 APOIO PSICOSSOCIAL

As famílias dos alunos dos Colégios Sesc também estão sendo apoiadas por meio do Plantão Social, iniciativa que consiste na escuta qualificada por telefone, de forma ativa e receptiva, para acolhimento das demandas emocionais, orientações sobre atividades escolares, rotina familiar e encaminhamentos para benefícios e direitos sociais.

Como desdobramento do Plantão Social, centenas de famílias em situação de vulnerabilidade serão assistidas em Governador Valadares e também em outras cidades mineiras por meio do Kit Sesc Solidário, ação composta pela entrega de kits contendo itens de primeira necessidade, como cesta básica, álcool em gel, enxoval (lençóis casal e solteiro, fronhas, toalhas de banho e rosto), água mineral, pasta Sesc e máscaras.

COLÉGIOS SESC

Os Colégios Sesc têm como missão educar pessoas com excelência, por meio de um ensino que promova o acesso ao conhecimento e aos bens culturais, à construção criativa do saber, à solidariedade e o respeito às diversidades culturais, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desenvolver suas capacidades, em clima de harmonia e colaboração mútua.

Além da grade curricular formal nas áreas de educação infantil e ensino fundamental, os Colégios Sesc oferecem atividades extracurriculares, como iniciação esportiva, oficinas de educação e saúde de caráter preventivo, ações artístico-culturais e aulas de inglês. Os alunos contam, também, com estrutura de quadras esportivas, tanto no turno escolar quanto nas atividades complementares.

*Com informações do Sesc-MG.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × 1 =