COM ATRASO, ANDRÉ MERLO ANUNCIA A DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE MERENDA ESCOLAR

1
533
prefeitura não distribui merenda escolar para alunos da rede municipal
Prefeito disse que distribuição dos kits de merenda escolar está sendo organizada. Foto: Divulgação/Governo de Minas/Eric Abreu

Depois de quase 30 dias de suspensão de aulas na rede pública municipal em Governador Valadares, o prefeito André Luiz Merlo (PSDB) disse, nesta quinta-feira (16), em entrevista a um programa de tv local, que vai distribuir kits de merenda escolar para cerca de 20 mil alunos.

O anúncio acontece três dias após a publicação da Resolução nº 2 do Governo Federal, que autoriza estados e municípios a utilizarem os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) exclusivamente para garantir a alimentação dos estudantes da educação básica.

Até então, o governo municipal tem deixado à própria sorte as famílias mais vulneráveis da cidade.

A data de quando os alimentos vão chegar à mesa dos alunos não foi divulgada pelo prefeito. Ele adiantou apenas que a Secretaria Municipal de Educação (Smed) ainda organiza o processo para iniciar a distribuição dos kits.

Para a vereadora Rosemary Mafra (PSB), que desde a suspensão das aulas na cidade, no dia 18 de março, vem requerendo à prefeitura que disponibilize os alimentos às famílias dos estudantes, faltaram solidariedade e sensibilidade ao prefeito.

rosemary mafra critica prefeito andré merlo
Vereadora Rosemary critica prefeito pela demora em liberar a merenda escolar para os alunos. Imagem: Divulgação

“Em várias cidades, inclusive na nossa região, os alunos já foram contemplados com os kits ou estão sendo neste momento. Aqui em Valadares estamos agora na fase de preparação, ou seja, as famílias, com suas crianças, que esperem ainda mais”, lamentou.

Ela enfatizou ainda que o prefeito de Valadares tem lidado com a pandemia de forma ‘trivial’. “Não é aceitável fazer apenas o corriqueiro e ainda achar que está bom demais. Apenas ontem o governo começou a tomar algumas pequenas ações para amenizar as dificuldades que atravessam inúmeros moradores”, critica.

A parlamentar também cobrou o adiamento do vencimento de tributos e taxas como o IPTU e TRS (taxa de lixo). “É preciso adotar mais medidas de alcance social, as guias de IPTU e de lixo já estão nas casas e ainda não vi o prefeito falando em prorrogação. Tem que fazer mais do que apenas seguir protocolos”, comentou.

Distribuição dos kits

A Resolução nº 2, que autoriza os governos a distribuir kits de alimentos durante o período de suspensão de aulas em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), também prevê, no artigo 3º, formas para evitar aglomerações nas escolares:

§ 1º Recomenda-se a entrega dos kits diretamente na casa dos estudantes ou que somente um membro da família se desloque para buscá-lo na unidade escolar, em horário a ser definido localmente.

Solidariedade

Antes mesmo da deliberação do governo federal, diversos municípios do país começaram a distribuir alimentos aos alunos, como a vizinha Santana do Paraíso, no Vale do Aço. No dia 8 de abril, quando o presidente assinava a resolução, 2.537 famílias já haviam recebido os kits da merenda escolar.

“A doação atende a atual necessidade de solidariedade e amparo às famílias santanenses que estão sem trabalhar nesse período de isolamento”, justificou a secretaria de Educação.

Ontem (15), na também vizinha cidade de Ipatinga a prefeitura começou a distribuição de 8 mil kits de alimentos às famílias em vulnerabilidade social com crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Lá, o pagamento de impostos e taxas também foi prorrogado.

A Secretaria de Educação de Ipatinga destacou que os kits são uma alternativa de manter a alimentação saudável de muitas crianças que tinham a merenda escolar como principal refeição diária. Também enfatizou que “não é só devido o fechamento de escolas em razão do coronavírus, mas também pelo agravamento da situação financeira enfrentada por pais e mães durante o atual período de distanciamento social”.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × 1 =