Começa nesta quarta a 18ª edição do Valadares Jazz Festival

0
639
Brasilidade Geral é uma das atrações do Valadares Jazz Festival nesta quarta (Foto: Divulgação)

No palco da Praça dos Pioneiros, no Centro da cidade, o grupo Massa Trio abre a 18ª edição do Valadares Jazz Festival, às 20 horas desta quarta-feira (6).

​Apresentando o melhor do samba-jazz, o Massa Trio é formado pelo pianista Marcos Nimrichter, baixista Jefferson Lescowich e pelo baterista Renato Massa Calmon, que tem gravações e shows com os melhores nomes da MPB, como Nana Caymmi, Cássia Eller, Ana Carolina, Zé e Elba Ramalho, e muitos outros, além do

Em seguida, entra em cena o Quarteto de Chico Amaral, às 21 horas, com os experientes músicos Chico Amaral (saxofone), Linconl Cheib (bateria), Eneias Xavier (contrabaixo) e Magno Alexandre (Guitarra). O repertório inclui especialmente a música mineira e o melhor da música instrumental brasileira.

O Valadares Jazz Festival termina no sábado (9) e até lá vão passar pelo palco da Praça dos Pioneiros mais de 50 artistas, entre músicos e bandas, como Gustavo Figueiredo Trio, Brasilidade Geral, Trio Solar, Yuri Poppoff Quarteto, Luiza Lara e Banda, The Garçons, Septeto 774, além da programação do Circuito Katuxa “Cultura da cabeça aos pés”, com os shows de Sérgio de Castro e Banda e Zé Guela.

O idealizador do evento, Alpiniano Silva Filho, Tim Filho, garante que o melhor da música instrumental brasileira está programado para acontecer nesses quatro dias, com presenças muito fortes na cidade. “O Brasilidade Geral, por exemplo, é uma banda que tem um nome muito grande e poderoso na música instrumental brasileira, toca com Ivan Lins, com Hamilton de Holanda, tem dvd com participação do saxofonista Bob Mintzer, vencedor de Grammys e membro da banda inglesa Yellow Jakets; tem o Chico Amaral, um dos principais compositores do Skank; o Massa Trio, que também é muito bom, e por aí vai. Então o público pode esperar shows bem movimentados, com muita energia, muito improviso”.

Homenagens

O festival deste ano faz duas homenagens, uma delas ao rio Doce, com ilustrações concebidas pelo próprio Tim Filho e participação de Carol Lotus, com a mensagem “A arte nos salva. Viva, Rio Doce!” As cenas descrevem a recuperação do rio por meio da música.

O outro homenageado é o baterista Milton Banana, que viveu de 1935 a 1999, e é considerado um dos mais célebres músicos brasileiros.

Festival

O Valadares Jazz Festival teve início em 1999 e desde então não parou mais, oferecendo aos valadarenses e moradores da região a oportunidade de ver músicos geniais, como Guinga, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Roberto Menescal, João Donato, Yamandú Costa, Danilo e Dori Caymmi, entre outros.

​É o festival de jazz de maior longevidade em Minas Gerais e dentre os festivais de sua categoria em atividade no Brasil, é um dos poucos a alcançar a marca de 18 edições consecutivas.

rio doce homenageado no valadares jazz festival
Valadares Jazz Festival homenageia rio Doce

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um + nove =