DEPOIMENTO SOBRE ATENDIMENTO NO HM E TESTE PARA COVID-19 REPERCUTE NAS REDES SOCIAIS

1
859
mulher repercute nas redes sociais após criticar falta do teste covid em valadares
Paciente critica atendimento no HM e diz que teste para Covid-19 não está sendo feito. Foto: Divulgação/PMGV

Ganhou repercussão nas redes sociais uma postagem no Facebook no início da noite desta segunda-feira (23), em que uma paciente com sintomas do Covid-19 critica o atendimento recebido no Hospital Municipal e diz que em Governador Valadares não há caso confirmado de coronavírus porque não estão fazendo o teste.

O fato acontece no mesmo dia em que o prefeito André Luiz Merlo (PSDB), em um vídeo divulgado também no Facebook, informa dados do novo coronavírus, fala sobre as medidas de enfrentamento, frisa que a situação é tranquila e afirma que não há caso confirmado na cidade.

No post, a valadarense Rayanne Teodoro, produtora de shows, faz um relato de como foi sua passagem pelo Hospital Municipal e Ambulatório Dr. Rui Pimenta, comenta o despreparo dos agentes de saúde e como foi mandada de volta para casa sem a realização do teste para Covid-19.

Veja abaixo a íntegra da mensagem:

“Estou aqui para contar a péssima experiência que tive hoje ao procurar atendimento no Hospital Municipal com sintomas compatíveis com a Covid-19. Estou apresentando sintomas há cinco dias. Como muitos sabem, trabalho viajando, e estava em Belo Horizonte na semana passada.

Hoje, depois de três dias sentindo dores nas costas e no peito, e dois dias tendo dificuldade para respirar, resolvi entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.
Após algumas perguntas, constataram que eu estava com sintomas agudos e deveria procurar o hospital o mais rápido possível. Fui imediatamente.

Já na recepção do hospital presenciei total despreparo por parte dos funcionários da recepção, sem os cuidados necessários, usando máscara debaixo da boca só como enfeite, pegando meus documentos sem luva, depois de me atender levou a mão ao rosto …

Na triagem fui atendida por duas enfermeiras que, após me examinarem, disseram entre elas: “Essa é a pior paciente com sintomas até agora. Acho que o Dr. não vai querer atendê-la não”.

Logo questionei sobre esse “não querer”, ela me disse que os médicos que estavam atendendo pacientes nessa situação haviam saído para almoçar (todos juntos), que eu teria que esperar, mas que ela tentaria convencê-lo, e falaria com a superior dela.

Me colocaram uma máscara e ali fiquei, sem isolamento.

Pouco depois me mandaram ir até o Ambulatório Dr. Rui Pimenta Filho, do outro lado da rua, pois me atenderiam lá. Lá o funcionário da recepção me trouxe de volta pois, segundo ele, eu nem deveria ter ido pra lá.

O funcionário do ambulatório e a enfermeira tiveram uma discussão sobre isso e só consegui ouvir o: “vai dar BO isso daí”.

Conseguiram convencer o médico e ele me atendeu de longe mesmo, pois nesse momento ninguém mais estava seguro em estar perto de mim.

Fui encaminhada para o setor de medicação e quando questionei sobre o exame para detectar o coronavírus, todos se assustaram, pois não sabiam que eu era um caso suspeito. Logo, todos que estava sem nenhum item de segurança, colocaram.

Várias pessoas conversando e cochichando sobre mim, mas ninguém falava nada comigo. Todos assustados.

Por fim, fiz o Raio X que, segundo o médico, não havia alteração. Me mandou de volta para tratar minha gripe (segundo ele é gripe, embora eu ainda esteja muito ofegante), e sem testar para Covid-19.

O que quero mostrar com meu relato é: o sistema de saúde pública de Governador Valadares não tem estrutura, muito menos preparo dos agentes. Não há casos confirmados na cidade porque não há exames disponíveis. Eu pedi, insisti por um teste, mas só me mandaram vir para casa. Eu estou com medo. Minha família está com medo.

Gente, FIQUEM EM CASA! Não há o que fazer se forem infectados.”

Teste

Aproximadamente às 20h30, Rayanne Teodoro postou uma nova mensagem, contando que após contato com a direção do Hospital Municipal, foi informada que fariam o teste nela. “Estou voltando para lá”.

O post repercutiu no Facebook e até o fechamento desta reportagem, 1,8 mil pessoas haviam curtido o comentário da produtora, além de 2 mil compartilhamentos e mais de 100 comentários.

Prefeitura

Devido ao horário em que a reportagem foi produzida, não houve como entrar em contato com a Prefeitura de Valadares. No entanto, O Olhar está à disposição para publicar qualquer manifestação das autoridades de saúde sobre o assunto, caso tenham interesse.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Esse prefeito é um filho da pifa bandido e está ocultando os acontecimentos aqui em GV. Claro que pra Ela e pra corja que ele mantém no governo não importa as consequências mas sim os interessante políticos de último ano de governo e por isso nada pode atrapalhar seus planos. Nem mesmo a pandemia do coronavirus. Precisamos ficar em isolamento e contar somente com a misericórdia de Deus. Esse papo de Gavaladares tem jeito é mais uma embromação como todos os outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezessete − 16 =