O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) contará com recursos de R$ 1,2 milhão para suas atividades.
O repasse do governo de Minas foi publicado no último dia 25, no Diário Oficial de Minas. O Consurge abrange 51 municípios e atende uma população estimada de 800 mil habitantes
De acordo com o deputado estadual Coronel Sandro (PSL), a liberação da verba vai garantir o funcionamento do serviço, mesmo com a crise financeira enfrentada pelo estado.
O parlamentar informou que tem intermediado encontros entre os representantes de consórcios em Minas e a Secretaria de Saúde. Disse que também requereu, segundo ele, a liberação do dinheiro junto ao secretário Adjunto de Saúde, Bernardo Luiz Ramos, em reunião na Assembleia Legislativa no dia 18 de julho.
A reunião promovida pelo deputado discutiu as demandas e os entraves para a execução das atividades do Consurge e demais consórcios e contou, entre outros, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da promotoria de Justiça e do Conselho Estadual de Saúde.
Coronel Sandro lembrou que o atraso nos repasses para os consórcios já soma uma dívida de R$ 35 milhões. “Estamos realizando reuniões, discutindo com a secretaria de estado de saúde e com o próprio governador Romeu Zema as soluções para diminuir a crise que assombra esse serviço”, comentou.
O deputado acrescentou ainda que a finalidade é colocar todos os consórcios de saúde funcionando, incentivar a doação de ambulâncias e conseguir com os deputados federais a destinação de emendas parlamentares para garantir os serviços da rede de urgência e emergência.