O Natal em Governador Valadares foi marcado por um acontecimento que está agitando a política local: um áudio do deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB) acusando a atual administração de estar “extremamente enraizada na corrupção“. Na gravação que circula em grupos de WhatsApp desde sábado (23), o deputado se dirige ao prefeito André Merlo (União Brasil) para declarar sua insatisfação com o ex-aliado e com os rumos da cidade.
Ouça o áudio que aponta suposto esquema de corrupção na Prefeitura de Valadares
Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura soltou uma nota oficial (veja abaixo) confirmando a autenticidade do áudio e manifestando “surpresa” pela insinuação do deputado de “existência de possíveis irregularidades na atual gestão municipal”. A nota também ironiza as denúncias: “Diante das preocupações levantadas pelo deputado, a prefeitura informa que será instaurada uma sindicância para investigar minuciosamente as alegadas ‘irregularidades'” – termo que em nenhum momento foi dito pelo deputado, que definiu como corrupção o que estaria ocorrendo na gestão André Merlo.
Em resposta à nota, Hercílio Diniz publicou nas redes sociais, também hoje (27), um vídeo em que não muda uma vírgula nas acusações feitas por ele no áudio enviado ao prefeito de Valadares. Ao contrário, ele enfatiza que “o importante desse momento é não perder o foco”, que seria, segundo o deputado, “tratar da vida pública de Valadares”, já que “tá muito sério o que tudo indica que está acontecendo aqui“, reforça o emedebista.
O que aconteceu
O empresário e político Hercílio Coelho Diniz enviou, no último dia 23, um áudio para o prefeito André Merlo. Ele inicia a conversa comentando sobre o desgaste que levou ao rompimento dos dois grupos; reclama do apequenamento do partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro) na cidade, que ele atribui à falta de prestígio por parte do governo municipal. Também diz que está “indignado com o momento de Valadares” e faz graves queixas de suposta corrupção e malversação do dinheiro público, sem, no entanto, isentar o prefeito de participação em um provável esquema de desvio de recursos.
“Eu não sei até aonde o senhor está envolvido nisso, se o senhor tem conhecimento ou não, mas eu acho que é minha obrigação de falar com o senhor: Valadares, hoje, é reconhecida aqui, em Minas Gerais, no Brasil, como a prefeitura mais corrupta do Brasil; isso é lamentável, isso, assim… me deixa enojado”, desabafa o deputado.
No áudio, além do prefeito André Merlo, o nome do ex-secretário Municipal de Planejamento, Jackson de Souza Lemos, também é citado por Hercílio Diniz como um envolvido no suposto esquema de corrupção. “O que o Jackson fez no aeroporto, na Açucareira, nessas obras aí de tapa-buraco, de não sei o que, a 259 [rodovia] que não saiu, porque vocês trabalharam contra e tal, assim… é nojento prefeito, eu quero conversar com o senhor, se o senhor quiser viu; se não quiser também, vida que segue, tá”.
A reportagem tentou falar, via WhatsApp, com a Assessoria de Comunicação do deputado federal, mas não houve retorno até a publicação dessa matéria.
Já a prefeitura de Governador Valadares, por meio de nota oficial divulgada hoje, disse que vai abrir uma sindicância para apurar denúncias de possíveis corrupções no governo André Merlo.
Que vergonha
Caro Zerep, não é só vc que já sabe, só não vê quem não quer. É como aquele velho ditado “MAIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER”.
Sinto falta de um bom artigo a respeito disto. Kd os bons e isentos articulistas de GV?
Apenas narrar tudo que aconteceu é importante, mas fica pobre e incompleto sem uma análise crítica dos fatos, feita por quem tem competência, claro. Jornalismo de GV tá meio órfao neste quesito.
Parabéns à autora da matéria
Como minha vó dizia: “briga as comadres, aparece as verdades”. Agora “Valadares a prefeitura mais corrupta do Brasil” isso já sei há anos, quero novidade!!!