Nesta segunda-feira (21), Dia da Árvore, uma ação ecumênica foi realizada na Avenida Engenheiro Roberto Lassance, no Bairro Vila Isa, em Governador Valadares.
Representantes das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), Movimento da Boa Nova (Mobon), Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Pastoral Afro-Brasileira (PAB) e de outras pastorais sociais, além de moradores da região, participaram do ato em defesa do meio ambiente.
O evento começou às 17h, com concentração no início da avenida, onde aconteceu celebração ecumênica, marcada por três momentos: louvor em agradecimento pela Criação; súplica de perdão pelos maus-tratos à Criação; e compromisso pela recuperação da Criação, ou prática e defesa por uma ecologia integral.
De lá, o grupo seguiu para o canteiro central da avenida, onde ocorreu o plantio simbólico de uma muda de planta. O local é o mesmo onde, na semana passada, cerca de 20 árvores foram cortadas para revitalização do espaço com a construção de ciclofaixa e pistas de caminhadas.
A supressão das árvores ganhou as redes sociais, com a grande maioria dos internautas criticando a prefeitura e até acusando o prefeito municipal de praticar crime ambiental.
Uma petição também foi lançada no site Avaaz.org, com apelo para que o Ministério Público do Meio Ambiente adote medidas que restrinjam o corte em Valadares.