O Dia Municipal da Paz e da Conciliação não será comemorado com caminhadas e outras atividades no Centro de Governador Valadares, como acontece desde 2016, no dia 22 de julho.
A data foi instituída pela Lei Municipal 6.717/2016 e comemora anualmente o Dia Municipal da Paz e da Conciliação – numa referência à criação da União do Vegetal (UDV) por Mestre Gabriel, em 22 de julho de 1961.
Desde então, a Associação Encantar e o Núcleo Luz Divina/UDV, presente no município há 30 anos, abraça essa causa por entender a importância da paz para o indivíduo e para a coletividade.
O dia, voltado à cultura de paz e conciliação, é uma oportunidade para conscientização da população sobre o tema. Normalmente, são realizadas palestras, reuniões, debates, audiências, círculos de estudos, campanhas, workshops, homenagens e outras atividades.
Nesse ano, porém, devido à pandemia e a necessidade de manter o isolamento social, as famílias valadarenses estão sendo convocadas para o ato simbólico de assinatura digital de um manifesto.
A organização do evento pede que todos “mobilizem seus familiares e amigos, para fazer deste 22 de julho de 2020 um dia bem especial. Um dia de reflexão, de oração, de mensagens gentis e generosas, de boas palavras, de acolhimento. Um dia de união e pensamento firme, para que a Paz e a Conciliação estejam entre nós”.
Abaixo, a íntegra do manifesto. Para assinar o documento, clique aqui.