Os candidatos de Governador Valadares que disputam a eleição para deputado estadual Adauto Carteiro (Rede) e Elisa Costa (PT) tiveram a candidatura ‘indeferida com recurso’. Na mesma situação encontra-se o candidato a deputado federal Jornalista José Carlos (Pros).
+ Conheça os candidatos a deputado estadual de Valadares
+ Saiba quem são os candidatos de Valadares a deputado federal
O status ‘indeferido com recurso’ significa que eles recorreram da decisão em primeira instância, portanto, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), todos eles podem fazer campanha e receber votos. Mas os votos recebidos serão computados à parte durante a totalização.
Somente após o trânsito em julgado, quando não há mais possibilidade de recurso, os votos recebidos pelos candidatos serão computados para eles, caso revertam a decisão em segunda instância ou junto ao TSE. Se isso não acontecer, os votos serão descartados.
Motivos
Para a reportagem do O Olhar, o candidato Adauto Carteiro, funcionário público, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal informou que a Justiça Eleitoral está questionando se sua desincompatibilização do cargo nos Correios para o fim de candidatura nas eleições teria sido formulada dentro do prazo.
Adauto Carteiro garante que tudo foi feito na data certa. “Está tudo tranquilo, vai dar certinho”, afirma.
A campanha da candidata Elisa Costa, ex-vereadora, ex-deputada estadual e ex-prefeita de Valadares, divulgou nota esclarecendo o pedido de impugnação do registro de sua candidatura pelo Ministério Público Eleitoral por suposta inelegibilidade.
A defesa dela alega que “não há qualquer impedimento legal que a impeça de disputar o voto popular nestas eleições”.
Veja a íntegra da nota de esclarecimento
Federal
A reportagem do O Olhar não conseguiu contato com o candidato a deputado federal Jornalista José Carlos.