Mais uma vez o prefeito de Governador Valadares e candidato à reeleição André Merlo (PSDB) passa informação inverídica sobre o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2019, divulgado em setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Leste/Record, no início da tarde desta quarta-feira (21), ele voltou a afirmar que o município conquistou o melhor resultado do Ideb na história de Valadares nas escolas municipais. A informação não procede.
Ao contrário do que disse o prefeito André Merlo, durante os quatro anos de seu mandato o índice obtido nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) ficou abaixo da meta prevista.
Em 2019, enquanto a meta era de 5,7, o município alcançou 5,6; em 2017, alcançou 5,3, enquanto a meta era 5,4. Nos dois casos, a cidade registrou queda no índice de qualidade do ensino.
O prefeito André Merlo chegou a comemorar, no mês passado, o índice negativo na educação valadarense, divulgando um banner ‘fake news’, onde apresenta informação equivocada com relação à sua gestão na área de educação.
Nos anos finais (6º ao 9º ano), a performance na educação também deixou a desejar: em 2017, o resultado de 3,6 passou longe da meta estipulada, de 4,4, sendo este o pior resultado conquistado em Valadares.
Já em 2019, o município conseguiu atingir a meta prevista de 4,6, pontuando exatamente 4,6, porém, quebrou um ciclo de superação de projeções no Ideb que vinha mantendo desde 2007.
Educação em queda
Desde a instituição do Ideb, em 2007, Governador Valadares só viu a qualidade da educação decrescer durante a gestão do atual prefeito André Merlo.
O município, até então, sempre superava as metas estabelecidas: em 2007, no governo Bonifácio Mourão, a projeção para os anos iniciais era de 3,8 e o resultado foi de 4,0.
De 2009 a 2015, no governo Elisa Costa, todas as metas também foram superadas, sendo o resultado de 2009 o melhor índice já registrado nas escolas da rede pública municipal.
Nos anos finais, os bons índices também vinham se repetindo a cada dois anos, porém, em 2017 houve queda acentuada no Ideb e em 2019 o município novamente não atingiu a meta prevista, conforme mostram os quadros abaixo:
Empregos
O prefeito André Merlo falou ainda, na entrevista, que equilibrou economia e saúde durante a pandemia e, com isso, teria evitado o fechamento de empresas na cidade.
“Conseguimos esse equilíbrio, segurando o emprego, talvez a cidade mineira [Valadares] que menos perdeu empregos”, acentuou ele.
Em que pese a pandemia, Valadares também não conseguiu, nesses últimos quatro anos, implementar medidas de combate ao desemprego, conforme mostram dados do Caged:
Criminalidade
Sobre segurança, o candidato à reeleição André Merlo garantiu que diminuiu a criminalidade em Governador Valadares e reforçou que fará parceria com o estado para manter os índices dos últimos anos quatro anos.
Mas no último Atlas da Violência, divulgado em agosto do ano passado (referente a dados de 2017), Valadares ocupava o segundo lugar no ranking das cidades mais violentas com população acima de 100 mil habitantes em Minas Gerais.
Vice
Já o candidato a vice-prefeito Nilton David Barroso (DEM), 41, comentou que “ninguém teve coragem de colocar o nome como candidato na eleição passada”. No entanto, em 2016, Valadares teve quatro candidatos a prefeito.
Disse ainda, Barroso, que o prefeito André trabalhou “sozinho” nos últimos quatro anos, ignorando toda a equipe de secretários, diretores, gerentes, cerca de 5 mil servidores contratados pela atual administração, além da grande maioria dos vereadores que apoiam o governo na Câmara Municipal e mais de uma dezena de partidos que integraram a coligação no pleito passado.
Agenda
Veja os dias das próximas entrevistas com os candidatos a prefeito e vice, sempre às 13h10:
22 – Mozart Coelho | Adrielle Andrade
23 – Rosemary Mafra | Gílson Terra
26 – Urbano Santos | Neílton Soares
27 – Rui Silva | Joaquim Lister
28 – Xabier | Maria Guimarães
29 – Luciano de Oliveira | Fábio Silveira
30 – Fábio Persi | Marcílio Teixeira
30 – Leonardo Monteiro | Fátima Silva
Peço correção do nome do Vice de Urbano Santos. O correto é Neilton Soares.
Aguardo correção