Entidades de saúde e educação em Governador Valadares se uniram para fabricar máscaras de proteção ‘face shield’ para profissionais que atuam no combate à propagação do novo coronavírus (Covid-19). O material está sendo produzido por meio de impressão 3D.
As máscaras são compostas por um suporte produzido na impressora 3D acoplada a uma película de acetato que cobre todo o rosto. O equipamento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para uso em serviços de saúde, em virtude da pandemia.
A meta é entregar o equipamento de proteção individual (EPI) a todos os médicos que estão trabalhando na linha de frente dos hospitais da cidade. Duzentas unidades já estão em fase de produção esta semana e o primeiro lote já foi entregue no Hospital Municipal.
A produção dos EPIs é uma parceria entre Associação Médica (AMGV), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG-GV) com apoio do Sindicato dos Médicos (Sinmed-GV), Unimed GV e Universidade Vale do Rio Doce (Univale).
Para o presidente da AMGV, Roberto Carlos Machado, a finalidade é distribuir as máscaras de proteção (face shields) como equipamento fundamental para inibir as chances de contaminação, sendo essenciais para que os médicos possam transitar de forma segura nos ambientes de risco.
“Essa parceria reforça a luta de todos no combate à Covid-19. As máscaras produzidas nas impressoras 3D são consideradas barreiras de proteção para os profissionais de saúde, o que certamente contribuirá para maior segurança, minimizando a possibilidade de contato com gotículas de saliva ou secreções dos pacientes”, destacou.
As máscaras de proteção estão sendo impressas nas impressoras 3D do Senai Lab, IFMG-Campus GV e Univale.
Com informações da Assessoria de Comunicação Fiemg|Regional Rio Doce.
Iniciativa excelente parabéns. Sou de Caratinga e gostaria de saber se vocês estão vendendo as máscaras. E se estão, qual o preço e como posso adquirir-las?