Falta de material na Policlínica deixa usuários do SUS sem exames de PSA, glicose e colesterol

0
540
policlínica suspendeu exames
Atendimento na Policlínica Central, em Valadares, caiu com a falta de materiais de laboratório (Foto: Jean Rossow)

A Policlínica Central de Governador Valadares não está realizando o exame laboratorial PSA (exame de sangue) desde o início do mês de dezembro. A suspensão do exame foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que justificou que falta um reagente usado no procedimento.

O PSA (antígeno prostático específico) é feito a partir da coleta do sangue e detecta precocemente casos de câncer de próstata, o segundo que mais mata os homens, além de outras doenças prostáticas, como hiperplasia benigna e prostatites.

O produtor rural Fernando Silva disse que procurou o serviço público de saúde, mas não conseguiu marcar o exame de PSA. Ele contou que foi informado por funcionários da Policlínica que os aparelhos estavam temporariamente inutilizados. “Há bastante tempo venho tentando fazer o PSA, mas não consigo. Acho que fora da campanha de novembro fica muito difícil ter acesso a esse exame”, reclamou.

Ao O Olhar, a Prefeitura de Valadares informou que os pacientes que precisam fazer o exame em caráter de urgência ou emergência são encaminhados para laboratórios particulares da cidade via Central de Marcações, mas que ainda não foi preciso encaminhar nenhum usuário para laboratórios fora da rede municipal.

Não é só o exame PSA que está em falta no município. Valadarenses têm sofrido nas últimas semanas por não conseguirem fazer outros exames, como os de glicose e colesterol. Uma das atendentes da Policlínica Central afirmou que a falta de materiais de laboratório é bastante comum e que os funcionários não sabiam quando eles seriam repostos.

O aposentado João Dias, 71, falou que pretendia fazer um exame de sangue completo, mas estava voltando para casa sem os exames de glicose e colesterol que estavam agendados. “Não há muito a fazer, já que não tenho condições de pagar um laboratório particular e a resposta do município é sempre a mesma”.

Por meio de nota, a Prefeitura de Valadares informou que os exames não estão sendo realizados devido ao esgotamento dos materiais de laboratório. “Com relação ao exame de PSA, a Secretaria de Saúde aguarda a chegada dos materiais para o mês de janeiro, quando devem voltar os atendimentos. Já os exames de glicose e colesterol, o processo de licitação para a escolha da empresa que irá fornecer os produtos está em andamento, portanto, ainda não há previsão para os serviços se normalizarem”.

 

* Estagiário sob supervisão da editora Andréa Costa

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

sete − 7 =