Governador Valadares não terá segundo turno nas eleições municipais de 2024

0
375
Governador Valadares não terá segundo turno nas eleições municipais de 2024
Foto: Fábio Monteiro

A cidade de Governador Valadares não terá segundo turno nas eleições municipais deste ano. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) local, o número de eleitores na cidade não atingiu a marca necessária de 200 mil para viabilizar uma segunda rodada de votações.

Na manhã desta sexta-feira (24), a Justiça Eleitoral informou que Valadares contabilizava 198.676 eleitores aptos a votar nas eleições municipais – prefeito e vereadores – do dia 5 de outubro. Veja os números por zona eleitoral:

118ª – 59.892 eleitores
119ª – 63.135 eleitores
318ª – 75.649 eleitores

O resultado final do número de eleitores ainda está sendo apurado, mas a tendência, segundo o tribunal, é que essa cifra diminua ainda mais até a data das eleições.

Este cenário marca uma mudança significativa em comparação às eleições municipais de 2020, quando Governador Valadares viveu sua única experiência de segundo turno. Na  ocasião, o atual prefeito André Merlo (União Brasil) disputou a reeleição contra seu então vice, Dr. Luciano Oliveira (PDT).

Impacto

A ausência de um segundo turno pode impactar a disputa para a prefeitura de Governador Valadares favorecendo, em especial, o candidato da esquerda, o deputado federal Leonardo Monteiro, do PT.

Isso porque, no momento atual, a direita e extrema-direita estão dividindo os votos ao anunciarem candidatos separados, como o empresário Renato Fraga (União Brasil) e o deputado estadual Coronel Sandro (PL) -, uma vez que a fragmentação de votos conservadores pode ser um trunfo para o campo da esquerda.

Governador Valadares é conhecida por seu perfil conservador e bolsonarista, com cerca de 70% dos eleitores tendo votado em Jair Bolsonaro para presidente em 2022. Apesar desse histórico, o cenário de apenas um turno pode criar uma oportunidade única para Leonardo Monteiro, que poderá concentrar seus esforços em uma única rodada de votação, enquanto os candidatos de extrema-direita competem entre si.

A confirmação pelo TRE-MG do número final de eleitores das zonas 118, 119 e 318 e a divulgação das listas atualizadas estão previstas para até o mês de julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 + quinze =