O helicóptero AS350 PP-EJJ Pégasus começou a operar em Governador Valadares esta semana. A aeronave foi entregue pelo Governo de Minas e custou R$ 14.500.000,00 milhões, segundo informou a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
A base aérea multimissão será criada em agosto e dará atendimento às regiões do Vale do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, num total de 215 municípios. Belo Horizonte, Uberlândia, Montes Claros e Juiz de Fora já contam com a estrutura.
A base atuará com o apoio de 15 militares, sendo quatro pilotos (dois comandantes de aeronaves e dois comandantes de operações aéreas), cinco sargentos tripulantes operacionais, um sargento mecânico e mais cinco militares que ficarão responsáveis pelo transporte e combustível da aeronave.
O major PM Carlos Eduardo Martins, que vai comandar a 5ª Base Regional de Aviação do Estado (5ª BRAVE), disse que a prioridade são as atividades de segurança pública, defesa civil, socorro e meio ambiente.
A aeronave será gerenciada pelo Comando de Aviação do Estado (Comave). Já a manutenção e seguro do helicóptero serão feitos pela SES-MG, que realizará o repasse de custeio por meio de Termo de Descentralização de Crédito Orçamentário (TDCO) celebrado com o CBMMG.
O prefeito de Valadares, André Luiz Merlo (PSDB), frisou que está satisfeito por receber do governo estadual a aeronave e ressaltou que ela será um divisor de águas para a região, no que diz respeito à segurança pública e questões de urgência e emergência.