No momento em que várias cidades passam pela falta de leitos, principalmente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), mantenedora do Hospital Bom Samaritano (HBS), disponibiliza mais 18 leitos para enfrentamento à Covid-19 em Governador Valadares.
Com a nova UTI, localizada no 2º andar, o hospitalar passa a contar com 30 leitos permanentes destinados aos cuidados intensivos para pacientes com quadro grave.
Todos os novos leitos da UTI foram vistoriados pela Vigilância Sanitária, na última segunda-feira (1), e classificados como satisfatórios para funcionamento, após a habilitação pelo Ministério da Saúde.
Os pacientes da nova unidade contarão com atendimento de uma equipe integrada de médicos intensivista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas intensivista, nutricionista, farmacêuticos etc.
Os novos leitos são isolados e equipados com aparelhagem que acompanha de modo constante todos os parâmetros biológicos para identificar de forma imediata todas as complicações fisiológicas, além de contar com sistema de ventilação mecânica e máquina para hemodiálise.
Suporte ao paciente com Covid-19
Os 18 leitos que integram a estrutura da nova UTI foram colocados à disposição do município para tratamento de pacientes com sintomas da Covid-19. Para tanto, uma ala do Hospital Samaritano foi totalmente isolada, inclusive com entrada separada de pacientes e colaboradores para bloquear o contato com os demais setores do hospital.
De acordo com o superintendente administrativo da BSBS, Elvis Andrade, “o município, atingindo sua capacidade de atendimento no Hospital Municipal, tem a opção de encaminhar o paciente para a nossa unidade”, informa.
Ele também esclarece que não se trata de UTI de campanha, já que, após a pandemia, toda a estrutura ficará em pleno funcionamento para atender outros tipos de demandas do Hospital Bom Samaritano, que recebe pacientes de 85 municípios”.
Com informações da Assessoria de Comunicação|Óbvio Comunicação Integrada.