O Inhotim, instituição de referência em ações de preservação de espécies botânicas e conscientização ambiental, participa da 17ª Semana do Meio Ambiente, comemorada sempre na primeira semana de junho, com uma série de ações.
Neste ano, o destaque é a exposição “Do tamboril à braúna: conversas com quem gosta de árvores”, que estreia sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Google Arts and Culture.
A nova exposição vai abordar algumas das espécies de árvores mais representativas do acervo botânico do Inhotim, como braúna, embaúba, coité e, claro, a Tamboril, símbolo do Instituto, com idade estimada entre 80 e 100 anos.
“Admirada particularmente pelo tamanho majestoso e copa frondosa, essa árvore é testemunha da criação e do desenvolvimento do Inhotim ao longo dos anos, abrigando e inspirando plantas, animais e pessoas”, comenta Bárbara Sales, analista ambiental do Instituto Inhotim.
A exposição virtual conta com a participação da equipe do Jardim Botânico do Inhotim e convidados especiais, que trazem mediações exclusivas e ensinamentos importantes sobre as espécies. Afinal, conhecendo mais esses seres majestosos da natureza, podemos contribuir para a conservação do nosso patrimônio ambiental.
Parceria
Referências mundiais na conservação do meio ambiente em seus respectivos territórios, o Inhotim e o Instituto Terra abordam espécies presentes na Mata Atlântica no Cerrado, bem como seus esforços para conservar a natureza em seus territórios.
Os conteúdos serão publicados no Instagram (@inhotim e @institutoterraoficial) de terça-feira (1) até sábado (5).
Visita virtual
A programação da Semana do Meio Ambiente traz também a visita virtual “Um olhar sobre o acervo botânico”, na quinta-feira (3), às 16h. Percorrendo os jardins do Instituto, educadoras do Inhotim destacam os três pilares sustentadores de um jardim botânico: pesquisa, conservação e educação ambiental.
A iniciativa faz parte do programa Inhotim para Todxs, patrocinado via lei Federal pela Localiza e pela Unimed.
A visita acontecerá pelo Zoom (inhotim.info/InhotimParaTodxs
Visita presencial
Para quem puder contemplar pessoalmente as belezas naturais do Inhotim, em Brumadinho, a dica é a visita presencial com o curador botânico do Instituto, Juliano Borin.
Neste tour especial, um grupo de até 15 pessoas vai conhecer os detalhes dos trabalhos botânicos do Inhotim, os segredos do paisagismo e ter acesso exclusivo aos bastidores das estufas de plantas, onde se encontram espécies raras.
A visita acontece no sábado (5), das 10h30 às 12h30, com saída da recepção.
Funcionamento
O Instituto Inhotim está de portas abertas aos visitantes às sextas, sábados, domingos e feriados, com limitação da capacidade de público (500 pessoas), uso de máscara e álcool em gel, entre outras medidas.
Lembrando que o parque está sujeito à capacidade máxima, e os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente on-line pelo Sympla, tiqueteira oficial do Inhotim. Confira no site todas as regras de visitação.
Ingressos Inhotim
Inteira: R$ 44
Meia: R$ 22
Na última sexta-feira de cada mês (exceto em feriados) a entrada é gratuita. Para quem puder visitar o instituto em mais de um dia, os passaportes estão com preços atrativos.
RUA B, 20, INHOTIM, BRUMADINHO. MG – BRASIL
**Com informações de Inhotim.