Mais uma investida contra as árvores e a natureza em Governador Valadares está sendo promovida, desde a semana passada, pelo governo André Luiz Merlo (PSDB).
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semosu) arrancou dezenas de árvores que ficavam no canteiro central ao longo da Avenida Engenheiro Roberto Lassance, no bairro Vila Isa.
E o serviço ainda não está concluído, ou seja, mais árvores deverão ser derrubadas durante esta semana.
Moradores alegam que foram pegos de surpresa, já que, segundo eles, não houve nenhuma discussão com a comunidade do Vila Isa, ou mesmo um comunicado da prefeitura sobre o corte de árvores.
Procurada pela reportagem do O Olhar, a prefeitura não deu nenhum retorno sobre o motivo da retirada das árvores do canteiro central.
Mas segundo informações, o objetivo seria construir uma pista de caminhada no trecho da avenida compreendido entre a BR-116 (logo após a ponte São Raimundo), até as imediações do Hospital Bom Samaritano.
O governo municipal, no entanto, não confirmou qual a finalidade desse tipo de intervenção.
Na redes sociais, internautas criticam a atitude do prefeito, questionam se a medida não incorre em crime ambiental e cobram ação do Ministério Público Estadual (MPE).
Polêmica
Esta não é a primeira vez que o corte indiscriminado de árvores, promovido ou permitido pela atual gestão, causa polêmica em Governador Valadares.
Desde 2017, a cidade tem presenciado situações de corte excessivo, muitas vezes para beneficiar estabelecimentos empresariais, sem nenhum estudo ou planejamento.
Um exemplo é o Supermercado Coelho Diniz, na Ilha dos Araújos, que sacrificou pelo menos 15 árvores no quarteirão onde construiu uma nova unidade. No bairro São Pedro, onde também inaugurou uma nova loja, foram arrancadas ao menos oito árvores oitis.
Leia mais sobre corte de árvores em Valadares
- Corte de árvores no Centro de Valadares vai parar no MP
- Moradores reclamam de corte indiscriminado de árvores no canal da Tancredo Neves
- Júlio Avelar denuncia corte excessivo de árvores em Valadares
- Corte de árvores aumenta e não dá folga nem no Dia da Árvore
- Moradores reclamam de poda drástica em Acácia Rosa
- Sob o sol de Valadares: usuários de ônibus disputam a sobra de um poste