Criado nos anos 2000 pelo Instituto Arte na Escola em parceria com a Unesco, o Prêmio Arte na Escola Cidadã é o maior reconhecimento nacional para educadores que usam a arte como ferramenta de transformação. Em 2025, chega à sua 26ª edição e, pela primeira vez, homenageará uma manifestação cultural: o Maracatu.
As inscrições são gratuitas e estão abertas para arte-educadores de todo o Brasil até 12 de maio.
“A arte é essencial para desenvolver a sensibilidade, o pensamento crítico e habilidades sociais. Há 26 anos, valorizamos os arte-educadores que promovem experiências transformadoras no ensino das artes”, destaca Thaís Rossi, supervisora de projetos do Instituto Arte na Escola.
O prêmio contempla seis categorias:
-
Educação Infantil
-
Ensino Fundamental 1
-
Ensino Fundamental 2
-
Ensino Médio
-
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
-
Educação Não Formal
Para participar, o candidato deve ser autor do projeto de Artes inscrito e lecionar a disciplina. Em projetos coletivos, apenas um profissional poderá representar a equipe no processo seletivo.
Inscrições e regulamento
As incrições podem ser feitas aqui e todos os participantes receberão um material educativo exclusivo, inspirado no Maracatu e produzido pelo Instituto Arte na Escola. Todos os detalhes estão disponíveis no regulamento da edição.
Premiação
Cada arte-educador vencedor receberá:
-
R$10.000 em dinheiro;
-
Um documentário sobre o projeto e as instituições envolvidas;
-
Viagem para São Paulo, com participação na cerimônia de premiação e um dia de fruição cultural.
A iniciativa faz parte do Plano Anual do IAE 2025, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus, BIC, copatrocínio da Pragma e Bradesco e apoio do SESC. A realização é do Instituto Arte na Escola, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sobre o Instituto Arte na Escola
O Instituto Arte na Escola (IAE), fundado em 1989, é uma associação sem fins lucrativos que incentiva e valoriza a arte brasileira contemporânea na educação. Há 26 anos, realiza o Prêmio Arte na Escola Cidadã, destacando projetos que usam a arte para transformar a vida de crianças, jovens e adultos. O instituto também produz materiais educativos, documentários e curtas sobre arte e processos.