Começa nesta quinta-feira (21), às 7h07, a temporada de inverno no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não haverá, nos primeiros dias, alterações significativas de temperatura em relação ao outono.
A estação, que termina no dia 22 de setembro, terá variação térmica com temperaturas amenas na madrugada e pela manhã e mais elevadas à tarde. A previsão também é de predomínio de céu claro.
O meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, explicou que existe a possibilidade de formação do fenômeno da inversão térmica. “Isso ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente, piorando a qualidade do ar nas cidades”.
Segundo o serviço de meteorologia da Cemig, o inverno desse ano terá pouca influência dos fenômenos El Niño e La Niña e as temperaturas devem ficar acima da média em quase todo o estado.
Chuvas
A estação, que normalmente apresenta poucas chuvas, pode ter em julho a quantidade mínima para o mês. A expectativa é que nos meses de agosto e setembro os índices de chuva fiquem acima da média prevista. Em setembro, podem ocorrer pancadas de chuva com possibilidade de granizo.