O vereador Júlio Avelar (PV), presidente da Câmara Municipal, anunciou, na reunião desta segunda-feira (2), uma possível reabertura da fábrica de papel Santher, que encerrou as atividades em Governador Valadares no final de 2016.
À época, foram dispensados 138 funcionários e a produção local foi redistribuída para outras três unidades da companhia, localizadas nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
Júlio Avelar contou que a conversa inicial sobre a reabertura da Santher aconteceu durante um encontro dele, em Belo Horizonte, com o empresário valadarense Mário Pinto de Oliveira, que durante 15 anos dirigiu a fábrica na cidade.
Na tarde desta segunda, representantes da companhia estiveram em Valadares, onde se reuniram com o prefeito e mais cinco secretários para discutir o apoio do município para reativar a fábrica.
A ideia é reabrir a empresa com 150 empregos iniciais e expandir para até 250, “quase o dobro do que era anteriormente”, lembra Avelar, que acrescentou que os empresários também falaram em comprar o papel já reciclado das associações de catadores da cidade para a produção de papel higiênico, guardanapo e papel toalha.