JÚLIO AVELAR DERROTA O GOVERNO E É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES

0
352
nova mesa diretora
Nova Mesa Diretora: Antônio Carlos (secretário suplente), Marcion Ferreira (vice-presidente), Júlio Avelar (presidente) e Júninho da Farmácia (secretário geral). Foto: O Olhar

Contra a mobilização e ameaças do Executivo, o vereador Júlio César Tebas de Avelar (PV), 69, impôs uma derrota ao governo, vencendo o candidato Alessandro de Oliveira Ferraz (PHS) e se elegendo presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares.  As eleições da Mesa Diretora aconteceram as 10 horas desta sexta-feira (14).

Avelar, que cumpre seu sétimo mandato de vereador, teve 13 votos contra 8 do candidato apoiado pelo prefeito André Luiz Merlo (PSDB).  A vitória se deu 13 minutos após o início da reunião especial, com o voto do vereador Rildo do Hospital (PSL), o décimo-primeiro a votar. Essa é a segunda vez que ele vai presidir o Legislativo.

eleição câmara
Vereador Geremias Brito (em pé e de costas) comemora a vitória de Júlio Avelar 

“O grupo que me apoiou sofreu perseguições e ameaças, mas isso é comum em política. Ontem chegamos a ter certeza de que havíamos perdido a eleição, foi um processo muito difícil”, declarou Júlio Avelar.

“Nossa eleição não significa que seremos oposição ao governo. O que fizemos (aliança com a oposição) foi garantir na mesa diretora uma composição plural para tornar o Legislativo mais independente. Mas em nenhum momento esse grupo foi criado para ser oposição ao governo. Tudo que vier do executivo nesses próximo dois anos, que for de interesse da cidade, estaremos aprovando nessa Casa”, completou.

O candidato derrotado, Alessandro Ferraz, explicou que sua chapa defendia mais transparência no Legislativo e que oito vereadores acreditaram nessa pauta até o final. “Não tínhamos o interesse de ganhar por ganhar e agora vamos manter nossa coerência e nossa defesa dessas pautas”, afirmou

Para o vice-presidente eleito, Marcion Ferreira (PR), o processo de eleição foi pesado, com ameaças de todos os lados, mas, segundo ele, “hoje a cidade ganha por ter uma Câmara mais independente, já que ela era muito presa ao Executivo”.

A líder do bloco da minoria, vereadora Rosemary Mafra (PCdoB), também citou as ameaças do governo e outros segmentos da cidade nas eleições da Câmara. “O processo foi democrático em um primeiro momento, mas quando se aproximou a data da eleição se tornou extremamente impositivo, tanto por parte do governo, como também de outros segmentos da cidade. Os vereadores continuaram firmes naquilo que eles entenderam que é melhor, e junto com nosso bloco, que buscava uma governabilidade com uma mesa plural e independente, com membros governistas e da minoria, elegemos uma câmara que melhor representa os anseios da população”.

Votaram a favor de Júlio Avelar os vereadores Antônio Carlos (PT), Betinho Detetive (PDT), Geremias Brito (PSL), Jacob do Salão (PSB), Juninho da Farmácia (PDT), Marcion da Fusobras (PR), Pastor Elias de Jesus (PSB), Paulinho Costa (PDT), Regino Cruz (PTB), Rildo do Hospital (PSL), Rosemary Mafra (PCdoB) e Waldecy Barcellos (PP), além do próprio presidente eleito, Júlio Avelar (PV).

Votaram em Alessandro Ferraz (PHS), além dele mesmo, os vereadores Coronel Wagner (PMN), Dandan Cesário (PHS), Dr. Marcílio (MDB), Enes Cândido (MDB), Iracy de Matos (SD), Nenem do Desidério (DEM) e Robinho Mifarreg (Pros).

Veja abaixo como ficou a nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020:

Presidente – Júlio Avelar -PDT

Vice-Presidente – Marcion da Fusobras – PR

Secretário Geral – Juninho da Famácia – PDT

Secretário Suplente – Antônio Carlos – PT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três + cinco =