Agora é lei. A pesca amadora na Lagoa do Pérola, localizada no bairro Jardim Pérola, em Governador Valadares, poderá ser praticada uma vez ao ano.
A Lei nº 7.019/2019, que dispõe sobre o uso da água e da pesca na lagoa, foi publicada nesta quarta-feira (11) pela Câmara Municipal.
Uma vez ao ano, no mês de abril, amantes e simpatizantes da pesca poderão se reunir em volta da lagoa, um dos cartões postais e Valadares, para tentar fisgar, no máximo, cinco peixes, conforme previsto na lei.
A legislação proíbe o uso de qualquer equipamento ou apetrechos, como redes e tarrafas, liberando somente a pesca com varas.
Um dos autores do projeto, vereador Rildo Monteiro (PSC), mais conhecido como Rildo do Hospital, falou sobre a importância da proposta.
“Vai dar mais vida à lagoa, que enfrenta problema de mortandade de peixes por conta da falta de oxigenação. Além disso, a pesca esporádica em lagoas já é comum em vários municípios”, destacou.
Presidente da comissão de Meio Ambiente do Legislativo, o parlamentar explicou que a ideia do projeto partiu da própria comunidade, numa visita que os membros da comissão fizeram à lagoa para averiguar uma denúncia de pesca ilegal.
Depois de elaborado, o projeto foi aprovado na Câmara, no entanto, foi vetado pelo Executivo.
De volta ao plenário, os vereadores derrubaram o veto e o projeto nº 73/2019 foi promulgado pela presidência do Legislativo, na terça, dia 10. Nesta quarta-feira (11), a lei foi publicada.
Rildo assegurou que a nova legislação não contraria o meio ambiente e reforçou que a pesca amadora será liberada apenas no mês de abril, na semana que antecede a sexta-feira da paixão.
Além dele, também é autor do projeto o vereador Coronel Wagner (PMN).