O jornalista e escritor valadarense Walter Andrade lança na próxima quinta-feira (10), às 20 h, no espaço gourmet da Nossa Clínica, o livro “A abdução de Plínio Bragatto – O mistério ainda não desvendado”.
Uma reportagem feita pelo jornalista em dezembro de 1996 e publicada no extinto jornal Bom dia Leste deu origem à obra. O caso ganhou repercussão nacional na imprensa da época, despertou interesse de pesquisadores, ufólogos e virou caso de polícia.
Trata-se da maior experiência sobre abdução que se tem notícia em Governador Valadares.
Plínio Bragatto contou a experiência em entrevista coletiva e repetiu a mesma versão até sua morte em 2015. O fato mais curioso é que Bragatto estava no Pico da Ibituruna e foi encontrado horas depois em Montes Claros, distante 572 quilômetros do local da suposta abdução.
O caso completou 25 anos em dezembro do ano passado e, de acordo com o autor do livro, a motivação maior para escrever sobre o assunto foi a revelação de documentos secretos de outra investigação que ocorreu no final dos anos 70, na cidade de Colares, estado do Pará.
A ‘Operação Prato’ foi uma operação militar criada para investigar aparições de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIS) e mantida em segredo até 2017, quando os documentos secretos foram encaminhados pela Aeronáutica ao Arquivo Nacional.
“Não tinha a pretensão de escrever o livro, mas sempre contava pra alguém aquela história e ouvi de uma dezena de pessoas que o caso tinha potencial e deveria ser contado em livro. Ter acesso a esses documentos da Operação Prato me motivou”, conta Walter Andrade.
O livro também apresenta relatos de diversos casos de avistamentos e abduções ocorridos em Valadares, no Brasil e no mundo, como o caso Roswell, ocorrido no Novo México, Estados Unidos, e o ET de Varginha, que resultou em um Inquérito Policial Militar (IPM) com 357 páginas.
O livro, com 15 capítulos e 90 páginas, foi publicado pela Ópera Editorial, está sendo vendido a R$ 35,00 e pode ser adquirido por meio do site da editora (www.operaeditorial.com.br), pelo instagram @operaeditorial e, a partir do dia 10 de março, em formato e-book no site da Amazon.