Os lojistas das ruas Bárbara Heliodora e Marechal Floriano, no Centro de Governador Valadares, organizaram um abaixo-assinado contra o corredor exclusivo de ônibus do transporte coletivo que começou a ser implantado em agosto do ano passado.
O documento é assinado por 506 comerciantes e foi encaminhado nesta segunda-feira (10) à Câmara Municipal solicitando que os 21 vereadores intercedam para convencer o prefeito André Luiz Merlo (PSDB) a colocar um fim na faixa exclusiva nestas duas vias.
Eles alegam que a implantação do corredor de ônibus, prevista no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, diminuiu o fluxo de pessoas nas portas das lojas e provocou queda nas vendas.
Além disso, segundo eles, com a alta velocidade dos ônibus da empresa Mobi, a poeira e a água das chuvas são jogadas para dentro das lojas, aumentando as despesas dos lojistas com a limpeza.
No abaixo-assinado, os empresários manifestam repúdio pelo corredor e pedem a sua exclusão das duas principais vias do centro da cidade, a Bárbara Heliodora e a Marechal Floriano.
O documento foi lido na reunião ordinária desta segunda pelo presidente Júlio Tebas Avelar (PV), que destacou que o abaixo-assinado é um apelo de 506 empresários questionando: “como vamos sobreviver com esse corredor de ônibus?”.
Avelar ainda informou que a Casa vai comunicar o governo sobre o recebimento do ofício e o desejo dos comerciantes, embora, de acordo com ele, o prefeito não tenha demonstrado intenção de desfazer a faixa exclusiva. “Agora, com a assinatura de 506 empresários, vamos ver o que vai acontecer”, disse.
Corredor
A faixa exclusiva de ônibus começou a ser implantada em agosto de 2019, na rua Bárbara Heliodora. Em dezembro do mesmo ano, avançou para a rua Marechal Floriano, totalizando pouco mais de 3 quilômetros de vias exclusivas para os ônibus do transporte coletivo.
Além destas, o corredor está presente também em um trecho das ruas Euclides da Cunha e da Arthur Bernardes.
Conforme a Prefeitura de Valadares, a inovação faz parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e o objetivo é promover um trânsito inteligente para pedestres, condutores, veículos, ciclistas e usuários do transporte público.
Essa medida do corredor de ônibus é uma brincadeira de mau ou será mal das nossas autoridades, prejudicar 506 empresas em função de uma só é no mínimo estranho pra ficar barato…E não me venham falar que estão beneficiando os usuários de ônibus pois é somente uma forma de enganar os incautos.