MESMO NA CRISE E APÓS CONCURSO, PREFEITURA DE VALADARES MANTÉM MAIS DE 5 MIL CONTRATADOS

0
485
prefeitura de valadares mantém folha inchada
Governo mantém número alto de contratados no município, enquanto aprovados no concurso não são chamados. Foto: O Olhar

 

A Prefeitura de Governador Valadares totalizou, em junho, 9.005 servidores municipais. Este foi o maior número de funcionários registrado no primeiro semestre de 2020, conforme mostra o Portal da Transparência, no link ‘despesa com servidores’.

A atual administração, que desde o início do mandato, em janeiro de 2017, mantém uma folha de pagamento ‘inchada’, tem cerca de 5.200 servidores contratados/comissionados, para um total de aproximadamente 3.700 efetivos.

Mesmo tendo decretado situação emergencial de crise financeira, em março de 2017, as contratações na gestão André Merlo (PSDB) ganharam fôlego, principalmente, nos dois primeiros anos de governo, quando a média ficou acima de anos anteriores.

Agora, em tempos de pandemia, e com recursos chegando à cidade diariamente, o prefeito André dispensou, em junho, cerca de 300 profissionais designados da educação, cujos salários são pagos com recursos do governo federal, enquanto mantém centenas de contratados em áreas não prioritárias.

Concurso

A prefeitura de Governador Valadares também não inciou as nomeações, até o momento, dos candidatos aprovados no concurso público para preenchimento de 1.149 vagas, realizado no início do ano. O prazo é até dia 15 de agosto, devido às eleições municipais, ou a partir de 2021.

Com isso, cerca de 57% dos servidores da prefeitura e demais órgãos da administração direta continuam ocupando cargos sem ter sido aprovados em concurso.

Um comparativo do mês de janeiro com o de junho, mostra que a folha de pagamento do município teve um acréscimo de 2.325 servidores. Em janeiro eram 6.680 funcionários e, em junho, 9.005.

Os dados não incluem os servidores contratados/comissionados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que somam cerca de 250 pessoas.

O Olhar perguntou à Prefeitura quando irá iniciar as nomeações dos aprovados no concurso público, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno.

Veja números do 1º semestre:

JANEIRO – 6.680 servidores
FEVEREIRO – 7.991 servidores
MARÇO – 8.665 servidores
ABRIL – 8.676 servidores
MAIO – 8.979 servidores
JUNHO – 9.005 servidores

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × um =