Na Margem do Rio da Vida

0
272
na margem do rio da vida
Imagem: Reprodução/Internet

Filosofar é isso

O ser humano distingue-se dos outros seres vivos por sua capacidade racional. Como certa vez nos ensinou o filósofo moderno Blaise Pascal, somos a única espécie que é capaz de compreender que existe, enquanto os outros tantos simplesmente existem e não se dão conta de si mesmos.

Porém, apesar dessa característica humana, não são todas as pessoas que exercitam a reflexão filosófica. Tragados pelo cotidiano e as exigências sociais, o indivíduo passa pela existência e não percebe o quão escravo é de diversas correntes que o impedem de pensar, a começar por si mesmo.

Kant discorreu que é impossível aprender filosofia, mas o é, perfeitamente plausível, desenvolver o filosofar. Mais que a história do pensamento, é importante ensinar aos alunos, em sua formação escolar, o “talento” de filosofar. Filosofia é um compêndio de diversos conceitos, muitos deles incompreensíveis, o que torna, quase sempre distante, a aproximação dessa “Deusa”. No entanto, mais humana que os humanos, a capacidade de filosofar é praticamente inata à nossa espécie. O mundo existe? A moeda é mais importante que a vida? Lula ou Bolsonaro? Todos sabem muito bem a resposta,  companheiro e companheira.

Viver sem filosofar é como ter os olhos e viver com eles fechados. É como apaixonar-se e não se expressar. Não é apenas o pulso que faz correr sangue em suas veias, projetar o ser humano em sua jornada. Ver o que está diante dos seus olhos e compreender é a chave que abre todas as portas do mistério que nos cerca. Sim, as portas tem chaves. Qual porta você quer abrir?

E é tão sublime e sutil, como orquídeas no fim da tarde, a arte de filosofar. O pensamento infla no corpo que chega ao ponto de nele não caber mais. A água não é mais a água. É o elemento primordial. A matemática não é apenas o número. É divina e Pitagórica. O amor, não é apenas o amor platônico. É perfeito. Já ouviu isso? Penso, logo existo.

O desafio de toda a sala de aula não é riscar o giz no quadro com maiêutica, apesar de gostar disso. O trabalho de Hércules é gravar na mente, e no coração, de quem vê e ouve a magia da filosofia acontecer de que, sim, a vida é plena, o mundo infinito e todo o segredo está na nossa frente. Por que estamos sentados? Levantemo-nos. Por que estamos presos? Liberte-se. Por que o ódio nos governa? Derrube-o.

Construa a sua essência a partir da própria substância. Não escreva os que os outros pensam. Não siga a corrente que irá lhe aprisionar. Se há um Criador, Ele nos deu a razão por uma razão. Migalhas do sagrado espalhados pelo chão da vida. Pegadas nas areias que não somem com as águas do mar. Inquietudes da alma que não permitem que não seja escrito: viva e não se deixe morrer.

Filosofar é isso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois × um =