Durou cerca de duas horas a manifestação dos candidatos aprovados no último concurso público da Prefeitura de Governador Valadares (MG), referente aos editais 01/2019, 02/2019 e 03/2019. Porém, eles consideram que o recado foi dado.
“Acredito que conseguimos mobilizar os meios de comunicação, a população e, certamente, o prefeito e seus secretários”, comenta um dos candidatos aprovados, presente na manifestação que cobra do governo a nomeação dos concursados.
Esse também é o sentimento da presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV), Sandra Perpétuo. “Considero que a ação foi positiva, sobretudo em um quadro de pandemia. Percebo que os aprovados no concurso estão cada vez mais conscientes do seu direito de serem nomeados e seguem firmes na luta. Vamos continuar lutando para que o prefeito estabeleça prazos para as nomeações. Ainda essa semana estaremos articulando novas ações”, garante.
O grupo, de aproximadamente 200 pessoas, se reuniu em frente ao prédio da prefeitura. A maioria dos manifestantes usava roupas de cor preta, alguns com nariz de palhaço. Quase todos exibiam cartazes e batiam panelas.
Os dizeres nos cartazes cobravam a imediata nomeação. Um carro de som divulgava um áudio em que o prefeito André Merlo (PSDB), durante a campanha eleitoral, se comprometia a nomear os aprovados antes da votação da PEC 32, que trata da reforma administrativa.
“Muita preparação, paguei curso, comprei apostila, sacrifiquei meu tempo para conseguir uma ótima classificação, acreditando que seria uma carreira que faria crescer. A efetivação é uma segurança que eu teria. Conseguir passar nesse concurso foi uma vitória muito grande, mas agora é a expectativa de ser nomeada o quanto antes”, cita uma candidata aprovada para a vaga de educação infantil.
Outra concorrente classificada entre os primeiros lugares, para um cargo administrativo, também está ansiosa aguardando a nomeação. “Sei que têm mais de 800 contratados, mas não entendo qual é a prioridade”, questiona.
Uma candidata que ficou entre os 50 melhores colocados para a vaga de educação infantil também desabafa: “preparei durante muito tempo, desde que surgiu a expectativa de sair o edital eu comecei a me preparar. Fiz curso, comprei apostila, priorizei os estudos e tenho meu direito garantido por lei. Sabemos que está havendo contratações e nada de nomeação. Então se pode contratar, porque não nomear?”, indaga.
Nenhum representante do Executivo compareceu ao ato para dialogar com os manifestantes. Da mesma forma, nenhum vereador participou do protesto.
Concurso
O concurso público da Prefeitura de Governador Valadares ofertou 1.154 vagas para diversos cargos, com exigência de formação do ensino fundamental ao superior e salários de até R$ 5.075,30.
As provas do concurso aconteceram nos dias 9 e 16 de fevereiro de 2020, e os resultados foram homologados no mesmo ano, nos dias 25 de maio e 11 de agosto. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.