As ações de desinfecção e capacitação em Minas Gerais, realizadas no mês de agosto pelo Comando Conjunto Leste, por meio da 4ª Região Militar, mais alto escalão do Exército Brasileiro em Minas Gerais, percorreram mais de seis mil quilômetros no Estado e atenderam cerca de 7 milhões de mineiros com resultados positivos.
Assim, decidiu-se manter o emprego do Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Btl DQBRN) no Estado para potencializar os resultados obtidos.
Até amanhã (12), estarão em Governador Valadares 80 militares da equipe de logística do 10° Batalhão de Infantaria Leve de Montanha e da equipe especializada do Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Btl DQBRN), que vão participar de atividades de logística e de descontaminação na cidade.
O Hospital Municipal (HMGV) foi incluído no calendário de desinfecção, com a finalidade de neutralizar o perigo biológico do novo coronavírus (Covid-19) e reduzir os impactos da pandemia na população valadarense.
O processo de descontaminação está previsto para a manhã de terça-feira (13). Já na quarta-feira (14), parte do pessoal de logística e toda a equipe de descontaminação estará em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Na quinta-feira (15), todos os envolvidos seguirão para Ipatinga, encerrando a missão e estadia no leste mineiro.
Os militares do Btl DQBRN irão utilizar o microbicida de amplo espectro BX24, um produto a base de cloros e detergentes, para descontaminar os locais.
*Com informações do Tiro de Guerra.