Os novos membros da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Governador Valadares tomaram posse dos cargos na noite desta segunda-feira (4).
Júlio César Tebas de Avelar (PV) assumiu a presidência, Marcion Ferreira (PR) a vice-presidência, Juninho da Farmácia (PDT) é o primeiro secretário e Antônio Carlos (PT), o segundo secretário no biênio 2019/2020.
O presidente Júlio Avelar, que minutos antes da solenidade de posse conduziu a primeira reunião ordinária do Legislativo este ano, disse, em seu discurso, que vai buscar união para ajudar o governo do prefeito André Luiz Merlo (PSDB).
“Vamos votar a favor da governabilidade sempre, seremos oposição apenas quando o projeto não interessar para a população, mas depois de ser debatido e explicado no plenário”.
Ele destacou que o Legislativo é um poder independente e garantiu: “seremos independentes, mas coeso naquilo que for importante para Governador Valadares”.
Avelar ainda ressaltou que a cidade é o nono colégio eleitoral do estado e disse que “temos que ter orgulho dela e trabalhar conscientemente sem fazer politicagem, mas a boa política”.
Entre as autoridades convidadas a compor a mesa, estavam o prefeito André Luiz Merlo, o deputado estadual coronel Sandro (PSL), os juízes Marcelo Cândido e Dilma Araújo Duque, o delegado da Polícia Civil Vinícius Sampaio, o coronel PM Fabrício Casotti e o coronel BM Silvane Givisiez.
Também estavam presentes o padre Francisco Vidal e o pastor Flamarion Rolando, que abençoaram os trabalhos da Casa Legislativa.
Prefeito
O prefeito de Valadares, André Luiz Merlo, após ser chamado para compor a mesa, dividiu o público presente no auditório da Câmara Municipal, recebendo um misto de vaias e aplausos.
Em seu discurso, ele pediu a parceria dos vereadores para “realmente colocar Valadares no lugar que ela merece”, anunciou a reforma do aeroporto municipal e informou que a cidade melhorou a posição no ranking dos melhores municípios para se investir no Brasil, passando da 59ª para a 53ª posição.
O prefeito iniciou falando sobre a fase difícil que Valadares atravessa, decorrente da falta de repasses do governo de Estado, segundo disse, e frisou que não há como fazer mudanças sem recursos. “O governo anterior deixou de repassar R$ 128 milhões para o município, passamos aperto para pagar o 13º salário do funcionalismo, e agora não podemos fazer os investimentos que queremos, estamos sem dinheiro até para tapar buracos”, revelou.
Entre as prioridades da sua gestão, ele destacou o saneamento básico: “temos muitas questões em Valadares, até hoje não temos esgoto tratado e estamos trabalhando para entregar 100% do esgoto tratado; temos 150 quilômetros de tubos de água da década de 40 e não é fácil, se fecha uma válvula aqui, estoura outra ali, tem muita coisa para ser feita”.
O prefeito também falou sobre avanços. De acordo com ele, a prefeitura fechou o ano de 2018 com o menor número de servidores na folha de pagamento, que seria resultado da política de austeridade do governo e frisou que o controle de gastos vai continuar.
“Também melhoramos seis pontos na classificação das melhores cidades para se investir, é menos do que queremos, mas ficamos melhor que Vitória, no Espírito Santo, Vitória da Conquista, uma importante cidade na Bahia, e várias outras do interior de São Paulo. Então estamos no rumo certo, precisamos de persistência, resiliência e união”, completou.
Homenagem
Durante a posse da nova Mesa Diretora também foi realizada homenagem ao jornalista e assessor de imprensa do Legislativo, Marcos José Mendes, que morreu no último dia 29, vítima de enfisema pulmonar, bem como às vitimas da tragédia ambiental em Brumadinho (MG), em especial à engenheira valadarense Izabela Barroso Câmara, cujo corpo foi sepultado na tarde desta segunda-feira (4).
O momento solene se deu ao som do clarim, executado pelo maestro da Banda Lira 30 de Janeiro, Manoel Pereira da Silva.
Aproveite para curtir nossa página no facebook 🙂
https://www.facebook.com/oolharsobreacidade