O 49° Concurso Internacional de Redação de Cartas foi cancelado pelos Correios, em decorrência da pandemia que afetou o calendário escolar em todo o país, informa o órgão.
Na edição deste ano, o Brasil e o mundo foram surpreendidos com a declaração de pandemia de Covid-19, emitida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Diante desse novo cenário, as escolas foram fechadas em todo o território nacional, impossibilitando a continuidade das próximas fases do certame.
A decisão pelo cancelamento, segundo os Correios, se dá em razão das diversas medidas tomadas pela comunidade escolar, em consonância às particularidades de cada região do Brasil.
“Devido a essas especificidades regionais, não foi possível o estabelecimento de um padrão nacional de atuação, e nem a manutenção do princípio da isonomia, que garante condições igualitárias de participação a todos os inscritos”, justifica.
A empresa diz ainda que valoriza a parceria com a comunidade escolar, estabelecida desde 1972, uma vez que o concurso já é tradicionalmente incluído no calendário letivo de diversas instituições de ensino.
Acrescenta também que se solidariza com o emprenho de gestores, professores, alunos e pais nos esforços para superar as dificuldades que a pandemia tem ocasionado em todas as atividades, conclui o órgão.
Concurso
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a alfabetização através da arte epistolar.
No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da UPU.
A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.
O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás apenas da China.
*Com informações dos Correios|Superintendência de Minas Gerais.