A partir deste sábado (7) Governador Valadares e toda região Leste, bem como o Vale do Aço, retornam para a onda amarela, segundo decisão do Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quarta-feira (4).
A medida se deve ao aumento no número de casos e, por isso, será preciso voltar a restringir algumas atividades. Com exceção das regiões Leste, Vale do Aço e Triângulo do Norte, todo o estado de Minas Gerais está na fase verde.
O governador Romeu Zema (Novo) comentou as mudanças e fez um apelo para que a população não se descuide. “No geral, os números estão melhorando, mas, infelizmente, tivemos duas regressões nesta semana”, informou.
De acordo com ele, essas duas regiões, que estavam na onda verde, precisarão retornar para a onda amarela porque a situação piorou. “Fica muito claro que é necessário continuarmos com todos os cuidados. Estamos vendo, inclusive, em países em que a pandemia estava praticamente eliminada, o retorno de uma segunda onda. Fica o meu alerta de que não podemos baixar a guarda”, disse.
A onda amarela permite a abertura de serviços não essenciais, como:
– Bares (consumo no local);
– Autoescolas e cursos de pilotagem;
– Salões de beleza e atividades de estética;
– Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
– Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
– Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
– Comércio de itens de cama, mesa e banho;
– Lojas de móveis e lustres;
– Imobiliárias;
– Lojas de departamento e duty free;
– Lojas de brinquedos;
– Academias (com restrições);
– Agências de viagem;
– Clubes.