PAULINHO COSTA CRITICA MOROSIDADE DA OBRA DA NOVA CAPTAÇÃO DE ÁGUA EM VALADARES

0
189
paulinho costa
Presidente da Câmara de Valadares Paulinho Costa

O presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares, vereador Paulinho Costa (PDT), criticou, na terça-feira (6), a mineradora Samarco e a fundação Renova pela morosidade da obra de construção da captação alternativa de água do município, iniciada em julho e até o momento sem grandes avanços, segundo disse.

Em pronunciamento feito na segunda reunião ordinária deste mês de novembro, o vereador classificou o desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem em Mariana, em novembro de 2015, de irresponsabilidade resultada da ganância das empresas Samarco-Vale-BHP Billinton em produzir em grande escala e lucrar sem se importar com a segurança dos trabalhadores e de quem morava abaixo da barragem.

Paulinho Costa também alfinetou o judiciário, autoridades políticas de Valadares, de Minas, e até o presidente eleito Jair Bolsonaro pelo descaso com o assunto. “Parece que há uma força tão grande, que influencia dentro do judiciário, influencia no governo estadual, federal, dentro da ordem dos advogados, influencia na classe política, que ninguém fala nada. Me aponta um deputado, um governador, mesmo os novos eleitos, que se manifestou sobre o desastre que completou três anos agora. Ninguém se manifesta, nem o nosso presidente eleito Bolsonaro, nem o Zema (governador eleito), nem os deputados falam nada”, desabafou.

Ele também cobrou empenho dos vereadores que integram a comissão especial criada para acompanhar o andamento das obras e pediu para pegar pesado na fiscalização da obra: “às vezes, sinto que a força dessa Casa é pequena, mas não podemos abaixar a cabeça e achar que não vai dar resultado. A comissão tem que exigir que a captação alternativa seja realmente realizada e não aceitar que fiquem enrolando. Tem que pegar pesado, , tem que ir lá, eles têm que abrir os portões para os vereadores, ainda mais para a comissão que representa essa Câmara; vai no diálogo, se não der autorização, vai na justiça buscar, mas não pode aceitar a Renova continuar agindo assim. O poder legislativo não pode permitir que seja enganada e enrolada a população dessa cidade”, ressaltou.

Na reunião ordinária desta quinta-feira (8), o vereador Paulinho Costa voltou a criticar a lentidão da obra e cobrou resultados da comissão especial. “É de todos os valadarenses o interesse que a captação aconteça, mas que seja no tempo mais rápido possível, que não fique postergando, atrasando. Essa Casa tem um papel fundamental e temos que fazer a nossa parte. A comissão tem o respaldo de todos os vereadores, mas tem que apresentar resultados, não podemos ocupar cargos só por vaidades. É nosso dever dar uma contribuição para a cidade que ninguém está dando: temos que cobrar, exigir, acompanhar, ver o relatório, verificar se o cronograma está de acordo. Esse é o trabalho”, frisou o presidente da Câmara.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 × três =