A Polícia Civil em Governador Valadares esclareceu, na tarde desta quarta-feira (4), as investigações sobre o crime que tirou a vida da aposentada Rita da Glória Soares Dutra, 73. Ela foi morta no dia seis de maio, dentro da sua casa no bairro Esplanada.
Segundo o delegado Luciano Cunha, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o suspeito é o rapaz Ebron Vasconcelos de Souza, 23, que está sendo procurado.
O crime ocorreu num domingo e no local os policiais se depararam com uma cena surpreendente, contou o delegado: “a idosa estava com um lençol envolto ao corpo, com vários hematomas, o quarto se encontrava totalmente revirado, sem nenhum arrombamento, todas as portas da casa fechadas e o molho de chaves foi levado”, disse.
As investigações preliminares apuraram que os outros moradores da casa já encontraram o quarto da vítima trancado, o que não era hábito da aposentada.
Durante os trabalhos, a perícia criminal coletou elementos técnicos como vestígios, digitais e materiais genéticos deixados no interior da residência, e foi constatado pelo médico legista que a vítima havia sido violentada sexualmente.
O delegado Luciano Cunha enfatizou que durante as investigações, a polícia checou a identificação do suspeito por meio das câmeras de monitoramento das casas vizinhas. Foi apurado que o rapaz teria conseguido acessar a residência da vítima a partir de uma casa abandonada situada na rua paralela à da idosa. Ele teria entrado no imóvel por meio da janela do banheiro do quarto de Rita da Glória.
Também foi constatado que os aparelhos celulares da vítima e de sua filha haviam sido furtados. Com o apoio técnico da Agência de Inteligência, iniciou-se o monitoramento dos telefones e a partir daí foi possível recuperar os celulares e confirmar a identidade do suspeito.
Segundo testemunhas, Ebron teria vendido um dos aparelhos para uma menor na cidade de Periquito, ainda no dia do crime. O outro celular foi dado a um taxista em Valadares em troca da corrida até o município de Periquito, já que o suspeito estaria sendo ameaçado por traficantes devido a uma dívida.
Ebron Vasconcelos de Souza possui estatura mediana, de aproximadamente 1,70 metro, cabelos escuros ‘arrepiado’. De acordo com imagens e relatos de testemunhas, ele trajava blusa de manga comprida, bermuda tipo tactel preta e chinelos.
A equipe coordenada pelo delegado Luciano, em contato com a mãe do suspeito, ficou sabendo que desde janeiro, quando saiu do presídio, Ebron vive como morador de rua e é usuário de drogas. A mãe do rapaz disse ainda que a última informação que tive do filho era que ele estaria na cidade de Ipatinga.
A Polícia Civil tem realizado diligências para localizar o suspeito e solicita que quem tiver informações que possam ajudar nas investigações ou souber o paradeiro de Ebron, que entre em contado por meio do “Disk Denúncia 181”, ou pelo número 33 32719263/32774000. “A denúncia é anônima e o sigilo da informação é totalmente preservado”, lembrou Luciano.
“Esclarecemos e alertamos à sociedade que o suspeito é foragido da justiça, existindo em desfavor dele um mandado de prisão temporária. Trata-se de um indivíduo de alta periculosidade, conhecido contumaz no meio policial por crimes contra o patrimônio e agora por crime contra a pessoa. Estamos divulgando a foto do suspeito procurado, pois nossa preocupação é que ele possa cometer outros delitos”, finalizou o delegado.