O Restaurante Popular de Governador Valadares não abrirá suas portas nesta segunda-feira (9), afetando cerca de 700 trabalhadores que dependem do local para suas refeições diárias. A informação foi confirmada por funcionários e um cartaz afixado do lado de fora do prédio, que alega a falta de repasse financeiro por parte da prefeitura para o pagamento à empresa responsável pela gestão do restaurante, a Venuttos Distribuidora de Produtos Alimentícios Ltda.
Funcionando há 17 anos em Valadares, o Restaurante Popular tem sido uma importante alternativa para trabalhadores e assalariados, oferecendo refeições a preços acessíveis. Com capacidade para mais de 100 pessoas, o local serve, em média, 400 refeições diárias no local e mais 300 marmitex. O restaurante, que fica localizado na Rua Prudente de Morais, 947, no Centro da cidade, está aberto de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.
O Restaurante Popular atende principalmente pessoas de baixa renda, entre elas, trabalhadores que não têm condições de fazer as refeições em casa ou em outros estabelecimentos. A interrupção do serviço, ainda que temporária, é um reflexo da falta de repasses do município, o que gerou preocupação entre os frequentadores, que agora se veem sem uma opção acessível de alimentação.
A reportagem do O Olhar entrou em contato com a Secretaria de Comunicação e aguarda um posicionamento oficial do atual governo sobre o que está sendo feito para regularizar os repasses e garantir a retomada do atendimento.
*Matéria atualizada às 12h12.