Termina na próxima quarta-feira (25) o prazo para produtores rurais aderirem ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), programa que recompensa financeiramente agricultores que se comprometem a recuperar nascentes, mananciais e fontes de água em suas propriedades.
O incentivo financeiro pode chegar a R$ 252,00 por hectare. Os interessados em participar do programa devem se inscrever no site da Fundação Renova, que vai fornecer todos os insumos para os projetos de recuperação ambiental, prestar assistência técnica e apoiar a inscrição da propriedade no Cadastro Ambiental Rural (CAR) — registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais.
O produtor, por sua vez, ficará responsável pela vistoria das áreas contempladas pelo programa, o combate às formigas cortadeiras e a confecção e manutenção de cercas do projeto por um prazo de cinco anos.
O edital contempla propriedades localizadas em regiões de quatro municípios de Minas Gerais: Periquito, Governador Valadares, Galileia e Coimbra; e três do Espírito Santo: Colatina, Pancas e Marilândia. As nascentes e outras APPs precisam estar localizadas no imóvel para o produtor participar do PSA.
O edital prevê também o plantio de espécies florestais nativas e a implementação de projetos de conservação do solo e água em áreas produtivas. O objetivo é aumentar a infiltração de água no solo, ampliar a biodiversidade da região e diminuir os processos erosivos.
A meta do PSA é recuperar 40 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e 5.000 nascentes da bacia do rio Doce, no período de 10 anos.