Foi resgatado nas redes sociais, esta semana, um vídeo de 2018 no qual o prefeito de Governador Valadares, André Merlo (sem partido), mente ao anunciar que o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) havia iniciado o tratamento de 20% do esgoto do município.
As imagens mostram o prefeito discursando na inauguração de um monumento na Praça dos Imigrantes, no dia 29 de janeiro, em homenagem aos 80 anos da cidade, e o momento em que ele comenta que Valadares, com 300 mil habitantes, tinha zero por cento de esgoto tratado.
Depois, André Merlo conta a novidade: “essa semana começamos a tratar 20% do nosso esgoto, um quinto do nosso esgoto”, comemora. Ele é aplaudido por autoridades e pessoas comuns, muitas delas, sem se dar conta de que o anúncio era uma farsa. Em seguida, questiona: “como uma cidade quer ser desenvolvida e gerar emprego se nem o esgoto é tratado?”.
Veja o vídeo em que o prefeito mente
Valadares, desde sempre, lança, no rio Doce, todo o esgoto in natura coletado no município. No final de 2016, foi deixada pronta 90% da obra da primeira das duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), que uma vez concluída, trataria 75% dos dejetos. O atual governo, no entanto, nunca terminou o serviço, apesar de ter tido acesso a recursos da Caixa e da Fundação Renova, que foram ignorados.
Agora, durante o processo de concessão do Saae, é comum ver o prefeito André nas redes sociais ou em reuniões presenciais disparando frases como “(…) nós ainda temos 0% do esgoto tratado, pode ser incompetência, pode ser burocracia, mas a verdade é que nós temos 0% do esgoto tratado“, ou do tipo “nós temos que nos indignar de não termos uma cidade com 100% do esgoto tratado“.