No primeiro ano de mandato, o prefeito de Governador Valadares, André Luiz Merlo (PSDB), cumpriu poucas promessas feitas durante a campanha em 2016.
Mais de 70 compromissos foram garantidos nos programas eleitorais, referentes às áreas de saneamento básico, transporte e mobilidade urbana, educação, saúde, desenvolvimento, cultura esporte e lazer, habitação, infraestrutura urbana.
O Olhar solicitou da Secretaria Municipal de Comunicação a confirmação de quais promessas foram cumpridas ou cumpridas parcialmente, ou seja, ainda falta algum tipo de trabalho para completar o serviço, mas não houve retorno.
PROMESSAS DE ANDRÉ MERLO
Transporte e trânsito
Durante a campanha eleitoral de 2016, um dos maiores compromissos foi com o setor de transporte público, com a promessa de trazer uma nova empresa para a cidade e mudar a realidade do transporte coletivo em Governador Valadares. E mais:
– Implantar faixa exclusiva de ônibus no centro da cidade;
– Consolidar o processo de integração de terminais em pontos estratégicos da cidade;
– Revitalizar e ampliar as ciclovias incentivando o uso do transporte limpo;
– Diminuir o tempo de espera dos ônibus, sanar a falta de lugares para sentar nos pontos de espera, adotar preço justo nas passagens, melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência, entre outras.
Nenhum destes compromissos foi cumprido.
Saneamento básico
Na área de saneamento básico, a promessa foi implantar uma nova captação de água em Governador Valadares, o que ficou para 2021.
Saúde
Na saúde, o governo conseguiu reabrir o Centro de Saúde Doutor Ruy Pimenta Filho, mas a promessa de baixar o índice de infestação do Aedes aegypti para o mínimo de 1% dos domicílios, ainda no início do mandato, não foi cumprida. No último Liraa, apresentado em novembro, os dados apontaram infestação de 5,6% no município. E mais:
– Implantar um novo centro de especialidades odontológicas;
– Melhorar e ampliar o pronto-socorro;
– Informatizar a rede municipal de saúde com sistema de prontuário eletrônico;
– Prestar atendimento digno no Hospital Municipal.
Infraestrutura urbana
Na área de infraestrutura urbana, foi cumprida a promessa de revitalizar a Rua da Passagem, no bairro Santo Antônio, e a obra já foi entregue para a comunidade. A regularização da coleta de lixo na cidade também aconteceu, a limpeza melhorou na área central. Outros compromissos, como acabar com os buracos, poeira ou lama ficaram para 2018.
Na área de Segurança Pública, o cumprimento de promessas como reforma e construção de postos policiais, a ampliação do número de câmeras de Olho Vivo e a implementação da patrulha rural nos distritos, entre outras, não aconteceu.
Para os Distritos, ficou garantido a implantação de telefonia e internet e manutenção das estradas rurais.
Habitação
O compromisso de dotar os empreendimentos habitacionais com creches, escolas, postos de saúde, praça, áreas de lazer, além de ampliar a oferta de moradia popular na cidade, ficou para os próximos anos de mandato.
Na área de Turismo, o governo conseguiu levar várias melhorias para o Pico da Ibituruna, principal cartão postal da cidade. Já no Meio Ambiente, a principal promessa feita no programa eleitoral, de revitalizar a área do antigo lixão, também ficou para depois.
Cultura, Esporte e Lazer
A Cultura, Esporte e Lazer foi outra área que recebeu muitas promessas. Entre elas, o compromisso de finalizar a reforma da Açucareira, o que não aconteceu. A reforma do Teatro Atiaia, outro compromisso de campanha, está em execução, mas a Secretaria de Comunicação não soube informar em que pé estão as obras, nem quando elas serão finalizadas.
Outras duas promessas no esporte foram resgatar o campeonato amador de futebol e distrital no primeiro ano de governo, o que foi cumprido, e construir uma pista profissional de skate, o que não foi cumprido.
Na campanha eleitoral, também foi prometido disponibilizar internet grátis para toda a população, nas praças e outros equipamentos públicos, mas ficou para os próximos anos.
Prestígio político
Também foi garantido ações para aumentar o prestígio político de Valadares junto ao Estado e União. Questões como a perda do 43º Batalhão de Polícia Militar para a cidade de São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas, a indecisão sobre a implantação do Samu Regional (se em Valadares ou Ipatinga), a não retomada das obras do Hospital Regional indicam que pouca coisa mudou nas relações institucionais.
Educação
Na Educação foram muitas as promessas, mas a Secretaria de Comunicação da Prefeitura não quis comentar quais foram cumpridas. Entre os muitos compromissos, destacam-se:
– Reduzir a evasão de alunos nos anos finais do ensino fundamental;
– Padronizar e regularizar a oferta da merenda escolar;
– Reabrir salas de leitura das escolas;
– Implantar o curso pró-ifet, oferecendo conteúdo preparatório para ingressar no instituto federal de ensino técnico;
– Implantar o programa escola aberta, em parceria com a comunidade, oferecendo atividades de lazer e cultura nos finais de semana.