Sem leitos UTI Covid disponíveis na rede pública hospitalar de Governador Valadares, o prefeito André Merlo (PSDB) deverá decretar, nesta sexta-feira (12), toque de recolher na cidade a partir deste sábado (13).
Medidas mais restritivas no combate ao novo coronavírus foram discutidas em reunião emergencial na tarde de hoje, quando Valadares chega à marca de 619 mortos por Covid-19 e 17.006 pessoas infectadas, segundo boletim divulgado pela prefeitura.
O anúncio das novas medidas foi feito pelo próprio prefeito, em um vídeo divulgado nas redes sociais, em que ele diz que “fomos pegos de surpresa essa semana (…) com a ocupação chegando a 100% dos leitos também públicos”.
André Merlo não chegou a falar em toque de recolher, mas segundo uma fonte, o decreto deverá minimizar a circulação de pessoas, bem como o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais e de serviços, que poderão funcionar apenas das 5 às 20 h.
A exceção deverá ser apenas para os casos de necessidade, urgência e emergência comprovadas. O descumprimento das normas pelos estabelecimentos comerciais poderá causar a suspensão do alvará de funcionamento e multa.