O prefeito de Governador Valadares, André Luiz Merlo (PSDB), informou, no final da tarde desta sexta-feira (28), mudanças na composição de parte do secretariado da atual gestão. Com as alterações, fica de fora da administração, a partir de 2019, o braço direito do prefeito, o secretário Municipal de Governo, Tony Diniz Bicalho.
A justificativa é a falta de recursos financeiros do município, agravada pelos não repasses do Governo do Estado nos últimos meses, que somam cerca de R$ 120 milhões, segundo a prefeitura.
A Secretaria de Planejamento (Seplan), a mais estratégica das administrações públicas, será incorporada à Secretaria de Fazenda, que ficará sob a responsabilidade de Jamir Calili, que retorna ao governo após não conseguir se eleger para a vaga de deputado estadual.
A Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (Secom) também foi atingida, sendo extinta e agregada à Secretaria de Governo, que terá à frente Marcos Sampaio, atual secretário de Administração.
O coronel Sebastião Pereira de Siqueira, que desde a posse de André Merlo tenta ocupar um cargo de secretário, foi escolhido para a diretoria-Geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), setor onde se arrecada mais recursos no município. Atualmente, Coronel Siqueira atua na Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
Alcyr Nascimento Júnior, diretor do Saae, será o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMD), ocupada no momento pelo empresário Carlos Teixeira, que assumirá a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (Smcel). A gestão da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema) ficará aos cuidados de Marcelo Aquino e Priscila Coelho Erlacher será a nova Chefe de Gabinete do prefeito.
“Todos fizeram um excelente trabalho e eu agradeço muito todo o empenho e dedicação aos projetos do governo. Foi um ano muito difícil e todos tiveram importante papel para vencermos as dificuldades. Nossa esperança é de que os próximos anos sejam promissores para Valadares, como também para o Estado e o país, com os seus novos governantes”, destacou o prefeito.
Estrutura
Com as mudanças, a Prefeitura de Valadares, que atualmente conta com 12 secretarias e outras cinco repartições com status de secretarias, passará a funcionar com 15 órgãos:
Administração; Assistência Social; Cultura, Esporte, Lazer e Juventude; Desenvolvimento; Educação; Fazenda; Governo; Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento; Obras e Serviços Urbanos; Saúde; Chefia de Gabinete; Contadoria-Geral; Controladoria; Procuradoria-Fiscal; e Procuradoria-Geral.
O município conta ainda com duas autarquias, o Saae e o Iprem – Instituto de Previdência Municipal.
Com informações da Secom/PMGV.
Agora é lutar pra ter um ano melhor para o município e o funcionalismo em geral