A Prefeitura de Governador Valadares encaminhou à Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (4), um projeto de Lei estipulando um reajuste salarial de 5% para os servidores públicos (efetivos, contratados e agentes públicos municipais). O índice é um pouco acima do IPCA acumulado de 2023, que fechou em 4,62%, mas muito abaixo do reivindicado pelos servidores: 16,14%.
Segundo o prefeito André Merlo (União Brasil), a decisão do percentual de reajuste é pautada em estudos econômicos e “alinhamentos com os vereadores”. Ele não explicou, no entanto, quais ajustes com o Legislativo são feitos nesse caso.
Na tarde de hoje (4), provavelmente já com o projeto do Executivo em mãos, o presidente Regino Cruz divulgou um vídeo justamente solicitando que a administração enviasse a proposta de reajuste salarial para votação. Ao que parece, a intenção do vídeo era produzir um falso entendimento de que “a Câmara pediu e o prefeito atendeu”. Pura encenação.
Para justificar o minguado aumento, o prefeito usou o velho discurso de dificuldades financeiras do município. “Enfrentamos muitos desafios ao longo desses oito anos de governo. Também temos que levar em conta o real panorama econômico da Prefeitura, a Lei de Responsabilidade Fiscal e todos os aspectos legais para conceder os reajustes dentro da realidade e da legalidade”, explicou André Merlo.
A proposta deverá ser votada pelos vereadores ainda nesta semana, durante as reuniões ordinárias.